Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Morte

Vista há mais de 30 anos, baleia morre encalhada após ser encontrada viva

A última aparição registrada da baleia jubarte foi no começo dos anos 1990

Redação Publicado em 22/11/2023, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A baleia jubarte que morreu encalhada - Image (c) Kristina Penn / Parks Canada
A baleia jubarte que morreu encalhada - Image (c) Kristina Penn / Parks Canada

Desaparecida há mais de 3 décadas, no início de novembro uma baleia jubarte macho encalhou na costa de uma ilha no Atlântico Norte, vindo a morrer. Anteriormente, o animal adulto foi encontrado com vida na Reserva do Parque Nacional da Ilha Sable, localizada cerca de 177 quilômetros a sudeste do continente de Nova Scotia. As informações foram divulgadas somente na última terça-feira, 21, pela Marine Animal Response Society. 

Com animais fascinantes, Ilha Sable e seus residentes podem ser visitados por meio de uma permissão da Canada Parks, uma agência responsável pela gerência de parques do país e outros espaços protegidos do Canadá

Em uma publicação oficial, a Marine Animal Response Society informou:

Algumas situações envolvendo animais vivos são realmente difíceis de lidar devido a preocupações com a segurança, localização, logística e o tamanho do animal. Quando todas essas coisas se chocam, a resposta pode ser quase impossível, causando grande tristeza para todos os envolvidos. Dado o tamanho da jubarte e sua localização no lado sul em condições perigosas de ondas, não havia muito que poderia ser feito para ajudar essa baleia".

Segundo repercutiu o jornal O Globo, o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos relata que as jubartes adultas podem pesar, no mínimo, 35 toneladas, e chegam a crescer entre 13 e 14 metros de comprimento.

Outros detalhes 

Enquanto viva, a jubarte teve a parte inferior de sua cauda fotografada pelos oficiais do Canada Parks. A imagem fez com que os pesquisadores associassem a baleia a um animal visto, décadas antes, pela primeira vez. 

No Centro de Estudos Costeiros de Massachusetts e do Allied Whale do College of the Atlantic, os pesquisadores observaram a foto e confirmaram que a jubarte foi vista, pela primeira vez, em 1982, na República Dominicana. Sua última aparição foi no começo dos anos 1990. 

Além disso, o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos relatou que as baleias jubartes conseguem ser identificadas por meio de diferentes marcas que possuem na parte inferior de suas caudas, nomeadas de flukes.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!