Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Visto pelos neandertais, cometa passará pela Terra entre hoje e amanhã

Podendo ser observado a olho nu, o cometa C/2022 E3 (ZTF) cruzou nossa órbita pela última vez há 50 mil anos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 03/01/2023, às 14h25 - Atualizado em 02/02/2023, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Entre hoje, 1º, e amanhã, 2, os amantes de astronomia terão um motivo para se deleitar; o cometaC/2022 E3 (ZTF) passará próximo à Terra e poderá ser observado a olho nu, graças a sua forma tão brilhante. Um fato curioso é que a última vez que o C/2022 E3 (ZTF) cruzou nossa órbita, o mundo ainda era habitado pelos neandertais, há 50 mil anos. 

Na semana do dia 12 de janeiro, o cometa passou pelo periélio, que é quando ele atinge sua distância mais curta do Sol. Já o seu perigeu — ou seja, quando passará o mais próximo da Terra —, acontece entre os dias 1 e 2 de fevereiro (hoje e amanhã). Neste momento, o C/2022 E3 (ZTF) estará a 42 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta. 

O cometa 

Segundo artigo da NASA, o C/2022 E3 (ZTF) foi visto pela primeira vez apenas em março de 2022, quando passava pela órbita de Júpiter. Acredita-se que o cometa de longo período possa vir da Nuvem de Oort, que é a região mais distante do sistema solar da Terra

“A maioria dos cometas de longo período conhecidos foram vistos apenas uma vez na história registrada porque seus períodos orbitais são muito, bem, longos”, explicou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial.

Incontáveis cometas de longo período desconhecidos nunca foram vistos pelos olhos humanos. Alguns têm órbitas tão longa que, da última vez que passaram pelo sistema solar interno, nossa espécie ainda não existia”, continua. 

O Laboratório apontou que o trajeto feito pelo C/2022 E3 (ZTF) dura cerca de 50 mil anos, portanto, a última vez que ele cruzou nossa órbita foi no período Paleolítico Superior, durante a última Era do Gelo. Neste tempo, os últimos neandertais ainda estavam vivos, visto que só foram extintos por volta de 10 mil anos após o último perigeu do cometa.