Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Voos desviados, aulas canceladas e comércio fechado marcam tempestade Yakecan

Cidades do Rio Grande do Sul tiveram que mudar suas rotinas para lidar com os ventos de mais de 70 km/h

Redação Publicado em 18/05/2022, às 10h35

Formação do ciclone Yakecan - Divulgação/INMET
Formação do ciclone Yakecan - Divulgação/INMET

Cidades do Rio Grande do Sul estão sendo atingidas pela tempestade Yakecan nesta terça-feira, 17, obrigando-as a mudar suas rotinas, incluindo alteração de serviços, como desvio de voos, fechamento de comércio e cancelamento de aulas.

Segundo reportou o g1, ventos de mais de 70 km/h estão sendo registrados na região sul do país, afetando especialmente Porto Alegre, Cambará do Sul, Vacaria e São José dos Ausentes, que inclusive contou com a primeira neve do ano no estado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, é possível que os ventos da tempestade Yakecan cheguem a uma velocidade de 110 km/h no Rio Grande do Sul.

Mudanças com a tempestade

Aulas nos turnos da tarde e noite da rede municipal foram suspensas em Porto Alegre. Capão da Canoa, Guaíba, Gravataí, Eldorado do Sul, Rio Grande, Pelotas, Mostardas, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas, Pinheiro Machado e São Leopoldo também cancelaram aulas.

Quanto aos colégios particulares, as instituições estão sendo orientadas a se atentarem à situação da região e seguirem as orientações da Defesa Civil, podendo tomar as próprias decisões sobre a suspensão das aulas.

Em relação ao funcionamento dos aeroportos, a empresa aérea Azul conecta cancelou operações desde segunda-feira, 16, em decorrência da situação climática no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Supermercados, áreas de convívio e shoppings também alteraram seu funcionamento com a chegada dos ventos. Em Porto Alegre, o Grupo Zaffari, que conta com super e hipermercados, além de shoppings, informou que os estabelecimentos devem fechar às 20h. Outros shoppings devem encerrar operações 18h.