Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg volta a se desculpar por falas antissemitas

Em janeiro deste ano, a atriz disse que o Holocausto "não se tratava de raça"

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 29/12/2022, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Whoopi Goldberg, atriz americana - Getty Images
Whoopi Goldberg, atriz americana - Getty Images

A atriz estadunidense Whoopi Goldberg, de 67 anos, recentemente voltou a chamar a atenção após lembrar uma triste fala antissemita feita no final de janeiro deste ano. Em comunicado divulgado na última quarta-feira, 28, ela voltou a pedir desculpas pela ocasião em que minimizou os impactos do nazismo e afirmou que o Holocausto "não teve a ver com raça."

Durante entrevista ao jornal britânico The Times, enquanto promovia seu novo trabalho, "Till — A Busca por Justiça", Goldbergretomou as falas do começo do ano e pediu perdão pelo que disse.

"Nunca foi a minha intenção soar como se estivesse insistindo em comentários ofensivos, especialmente após conversar e ouvir rabinos, além de escutar alguns amigos", afirmou ela. 

Acreditem em mim quando digo que tenho escutado tudo. Acredito sim que o Holocausto teve a ver com raça e sinto muito por ter chateado, magoado e enfurecido algumas pessoas. As minhas mais sinceras desculpas novamente, especialmente àqueles que pensaram que eu estava retomando o assunto. Eu juro que não foi", disse Whoopi Goldberg durante a entrevista.

Por fim, a atriz ainda assumiu possuir um forte compromisso com o combate ao antissemitismo. "Em tempos de um crescente antissemitismo, quero ser clara quando digo que sempre estive com o povo judeu e sempre estarei. Meu apoio a eles não vacilou e nunca vacilará."

Whoopi Goldberg, atriz norte-americana
Whoopi Goldberg, atriz norte-americana / Crédito: Getty Images

Fala antissemita

Em janeiro de 2022, Whoopi Goldberg foi convidada a participar de um debate no programa 'The View', onde era, até então, uma das apresentadoras. No entanto, o tiro saiu pela culatra quando ela proferiu uma fala que carregava consigo antissemitismo, tendo sido até mesmo expulsa do programa posteriormente.

Vamos ser honestas, o Holocausto não teve a ver com raça. [...] Teve a ver com a falta de humanidade entre homens", proferiu Goldberg, como informado pelo portal F5, da Folha.

Logo após toda a repercussão que o caso teve, a atriz fez um pedido de desculpas: "[O Holocausto] teve a ver com raça sim, porque Hitler e os nazistas consideravam os judeus uma ‘raça inferior’. Palavras importam e isso vale para as minhas também. Eu me arrependi dos meus comentários e estou me corrigindo. Também expresso o meu apoio aos judeus."