Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papagaio

Zoológico cria plano para tentar diminuir palavrões ditos por papagaios

No Lincolnshire Wildlife Park, na Inglaterra, oito papagaios-cinzentos se tornaram atração por vocabulário de baixo calão: 'não são palavrões normais'

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 30/01/2024, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Captain, um dos papagaios que fala palavrão - Divulgação/Steve Nichols
Captain, um dos papagaios que fala palavrão - Divulgação/Steve Nichols

Conhecido por sua inteligência, natureza social e capacidade de aprender palavras, o papagaio-cinzento africano se tornou um grande problema para o zoológico Lincolnshire Wildlife Park, em Friskney, Inglaterra, devido a essa última habilidade. 

+ 'Já vou': o papagaio que deixou religiosos esperando durante meia hora

Acontece que oito deles reproduzem tantos palavrões obscenos que o zoo teve que colocar um sinal de alerta aos visitantes: "Para sua informação, todos os palavrões comuns podem ser ouvidos neste aviário, então, por favor, esteja ciente se você tiver com pessoas de natureza sensível", diz uma placa instalada no aviário. 

Placa de aviso sobre os papagaios que falam palavrão/ Crédito: Divulgação/Steve Nichols

Na intenção de ‘diluir’ os palavrões no meio do bando, agora o zoológico planeja colocá-los junto de um grupo maior. Porém, em entrevista à BBC, Steve Nichols, CEO do Lincolnshire Wildlife Park, reconheceu que o plano pode ter um efeito contrário. 

Poderíamos acabar com 100 papagaios xingadores em nossas mãos", disse. "Só o tempo irá dizer".

Papagaios xingadores

Segundo o veículo, a história dos 'infames papagaios xingadores de palavrão' começou em 2020, quando cinco deles (Billy, Tyson, Eric, Jade e Elsie) foram doados ao zoo. Embora seja conhecida sua habilidade de repetir palavras, os funcionários ficaram impressionados com o vocabulário de palavrões das aves. 

Por conta disso, em um primeiro momento, eles foram mantidos isolados para não afastarem os visitantes. Mas, ao invés disso, eles acabaram se tornando atração do local: "Você nunca se cansa de ser mandado 'vazar' por um papagaio", disse Nichols

Você não pode deixar de rir. É claro que os visitantes ficam ao redor do recinto xingando, tentando fazer com que os papagaios os copiem".

Recentemente, o Lincolnshire Wildlife Park adquiriu outros três papagaios 'bicos sujos' (outro Eric, Captain e Sheila). O CEO disse que eles são ainda mais desbocados do que os anteriores. 

"Quando fomos movê-los, a linguagem que saiu de suas caixas de transporte foi fenomenal", explicou à CNN. "Não são palavrões normais, eram palavrões adequados".

Um dos papagaios envolvidos na confusão - Divulgação - Steve Nichols/FACEBOOK/Lincolnshire Wildlife Park

Embora tenham se tornado populares, o zoológico decidiu colocá-los junto a um bando de outros 32 papagaios; o que seria não só uma estratégia para tentar cessar os palavrões como benéfico para a saúde das aves 

Os papagaios são criaturas de rebanho", explicou Nichols. "Eles precisam estar com outros papagaios. Quanto maior o rebanho, mais felizes eles ficam".

Desta forma, ele suspeita que a emissão de xingamentos possa diminuir à medida que as aves se integrem com as outras; embora reconheça que uma vez que os palavrões "estejam em seu vocabulário, geralmente está lá para sempre"; reconhecendo ainda que eles possam ensinar palavras de baixo calão para as outras 92 aves.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!