Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

Veja 5 pinturas famosas que não estão em seu local de origem

Algumas das obras de arte mais importantes da História são objetos de desejo de colecionadores de vários lugares do mundo; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/09/2023, às 14h00 - Atualizado em 04/09/2023, às 19h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As obras 'A Noite Estrelada', 'Mona Lisa' e 'Rosa e Azul', respectivamente - Domínio Público via Wikimedia Commons
As obras 'A Noite Estrelada', 'Mona Lisa' e 'Rosa e Azul', respectivamente - Domínio Público via Wikimedia Commons

Ao longo da História, foram incontáveis os artistas que conquistaram importância e relevância — cada um em seu próprio contexto geográfico e histórico — com suas obras. Entre alguns dos nomes de mais relevância, entre os pintores, são os de Vincent van Gogh, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Claude Monet... A lista não tem fim.

Com tanta importância atribuída aos nomes desses artistas, o tempo fez com que suas obras fossem cada vez mais valorizadas e, ainda mais, cobiçadas. Por isso, é possível verificar vendas em leilões de antigas pinturas por valores exorbitantes, como se fossem dignas de serem chamadas de joias — a pintura mais cara já vendida, por exemplo, foi 'Salvator Mundi', de Leonardo da Vinci, por US$ 450,3 milhões.

'Salvator Mundi', de Leonardo da Vinci
'Salvator Mundi', de Leonardo da Vinci / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Devido à atribuição de valores às obras de arte, muitas acabaram compradas e revendidas ao longo da História, inclusive, viajaram entre diferentes países, compondo desde acervos pessoais até museus famosos pelo mundo. E, nisso, percebe-se um fenômeno recorrente a uma série de pinturas: algumas podem ser vistas exclusivamente em países que não o seu de origem.

Visto isso, confira a seguir uma lista com 5 pinturas famosas produzidas por renomados artistas que, hoje, não se encontram em seus países de origem:

1. 'Mona Lisa'

Certamente uma das pinturas mais famosas da História, a 'Mona Lisa', outra obra-prima de Leonardo da Vinci, é a primeira da lista de importantes obras de arte que se encontram longe de seus países de origem. Originalmente produzida na Itália, hoje pode ser vista no Museu do Louvre, em Paris.

'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci
'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

De acordo com a Super Interessante, a história de como o quadro chegou à Paris possui uma explicação relativamente simples: em 1516, quando da Vinci foi convidado pelo rei Francisco I da França a trabalhar em sua corte, o artista levou consigo a 'Mona Lisa'. Desde então, a obra passou pelo Palácio de Versalhes, pertenceu ao Imperador Napoleão Bonaparte, e chegou ao Louvre em 1797 — inclusive, foi até mesmo alvo de um roubo.


2. 'Rosa e Azul'

Se Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes para a base do Renascimento, o francês Pierre-Auguste Renoir foi do Impressionismo. Entre suas várias pinturas famosas, uma que se destaca é 'Rosa e Azul', um retrato das irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro judeu Louis Raphael Cahen d’Anvers.

'Rosa e Azul', de Pierre-Auguste Renoir
'Rosa e Azul', de Pierre-Auguste Renoir / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Pintado originalmente em Paris, no ano de 1881, o quadro hoje pode ser facilmente visto por brasileiros: é um dos mais célebres do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), desde 1952, quando foi comprado pelo empresário Assis Chateubriand, fundador do museu.


3. 'Abaporu'

Quando se pensa em grandes obras e artistas brasileiros, o primeiro nome que passa na mente de muitas das pessoas é o 'Abaporu', de Tarsila do Amaral. Porém, para a nossa infelicidade, o quadro não é mencionado à toa na lista: é o carro-chefe do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), na Argentina.

'Abaporu', de Tarsila do Amaral
'Abaporu', de Tarsila do Amaral / Crédito: Divulgação / Malba (Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires)

A pintura, uma das principais produções do chamado período antropofágico do movimento modernista brasileiro, foi adquirida em 1995 pelo empresário argentino Eduardo Francisco Costantini — fundador do Malba —, por US$ 2,5 milhões. Desde então, já houve propostas de brasileiros por valores altíssimos, para adquirir a tela, mas o argentino sempre recusou.


4. 'A Persistência da Memória'

Já como parte do movimento do Surrealismo, temos o pintor espanhol Salvador Dalí, que produziu, entre outras obras, 'A Persistência da Memória'. Com uma combinação de imagens bizarras e oníricas, em um mundo que parece derreter, esta fascinante obra nunca esteve nem no país de origem de seu autor. Em vez disso, foi produzida durante sua estadia em Paris, em 1931 — um ano antes de finalmente se consolidar como um renomado pintor surrealista. 

'A Persistência da Memória', de Salvador Dalí
'A Persistência da Memória', de Salvador Dalí / Crédito: Divulgação/Moma (Museu de Arte Moderna de Nova York)

No caso, é conhecido que 'A Persistência da Memória' pode ser encontrada no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), mas não se conhece muito sobre seu trajeto até lá. Passou a compôr o acervo em 1934, após ser enviada por um doador anônimo, sendo desde então um dos principais destaques do museu.

+ 'A Face da Guerra', uma das obras mais simbólicas e comoventes de Salvador Dalí


5. 'A Noite Estrelada'

Outra das obras de arte mais famosas de todos os tempos, 'A Noite Estrelada', do holandês Vincent van Gogh, está longe do Museu Van Gogh, em Amsterdã, onde estão várias obras do artista que morreu desconhecido. Em vez disso, é mais uma peça que compõe o Moma, nos Estados Unidos.

'A Noite Estrelada', de Vincent van Gogh
'A Noite Estrelada', de Vincent van Gogh / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Produzida em 1889 — um ano antes da morte de van Gogh —, a pintura foi herdada pelo irmão do artista, Theo, e depois pela esposa dele, Johanna. É graças a ela que o renomado pintor pós-impressionista deve seu sucesso: Johanna vendeu o quadro a um colecionador de arte holandês e, em 1941, foi adquirida pelo Moma, onde está até hoje.