Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A insanidade de Robert Overacker, o homem que pulou de jet ski nas Cataratas do Niágara

Em 1995, a tentativa de protestar foi fotografada e gravada, registrando uma das mais impressionantes imagens dos desafios no local

Wallacy Ferrari Publicado em 25/06/2020, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura representando a queda de Robert após pular do jet ski - Divulgação/Niagara Falls Public Library
Pintura representando a queda de Robert após pular do jet ski - Divulgação/Niagara Falls Public Library

Ao longo de décadas, as gigantescas Cataratas do Niágara foram marcadas pelo embate do homem contra a natureza, criando uma lista de “daredevils”. A expressão, que em tradução livre seria um sinônimo de confrontador ou audacioso, lista os principais malucos que decidiram encarar uma das correntezas mais violentas presentes no planeta.

Há desafiantes, no entanto, que fazem questão de dar o ar da graça e esbanjar criatividade para debochar do perigo. Em 1901, Annie Taylor estava com 63 anos de idade e decidiu descer de barril nas cataratas. Dez anos depois, Bobby Leach foi mais precavido ainda e desceu instalado em uma capsula, semelhante a um foguete, que havia sido confeccionada pelo próprio.

Em 1928, Jean Lussier decidiu inovar e desceu as cataratas em uma bola de borracha, repleta de tubos de oxigênio, onde ficou encolhido unicamente para realizar o feito. Porém, nada foi mais radical que o espetáculo planejado por Robert Overacker, em 1995.

As Cataratas do Niágara / Crédito: Pixabay

Plano e execução

Cinco anos depois da tentativa de Jesse Sharp de atravessar as cataratas usando um caiaque a remo, Robert decidiu aprimorar a tentativa com ainda mais graça e segurança. Na época com 39 anos, o estadunidense era graduado em uma renomada escola de acrobacias na Califórnia, formando dublês de corpo para diversos filmes de Hollywood.

Além de trabalhar vendendo carros britânicos clássicos, o acrobata ainda era piloto na Ventura Raceway, com diversas corridas amadoras. Tal currículo fez com que seus amigos apoiassem a ideia que Robert nutriu em sua mente durante sete anos; atravessar a catarata mais famosa do mundo com um veículo motorizado.

O mais rápido e prático seria um jet ski, que, com o auxílio de um paraquedas, seria lançado contra a queda d’água, além de adicionar uma gracinha com uma propulsão de foguete. O motivo seria por uma boa causa: Overacker protestaria por amparo aos sem-teto. Antes de levar a moto aquática ao local do feito, chegou o veículo de adesivos com os dizeres “Salve os sem-teto!”.

A queda mortal

Em 2 de outubro de 1995, o plano seria colocado em prova; junto de seu irmão e do melhor amigo, Robert escolheu um dia ensolarado para realizar o feito. Com auxílio dos companheiros, entrou no parque com o veículo de maneira silenciosa, evitando chamar atenção dos guardas. Ao subir no observador, conseguiu descer com segurança no topo da catarata e subiu no jet ski.

Trechos do vídeo onde Robert de atira do jet ski ao atingir a queda / Crédito: Divulgação / Youtube / Schmitt

Depois de dar algumas voltas no topo, de maneira que chamasse atenção de turistas e funcionários para fotografias e gravações, o homem mirou na correnteza e atirou-se de cima. Ao ativar o paraquedas, no entanto, a propulsão do foguete desprendeu a ferramenta de seu corpo, deixando o acrobata sem nenhuma segurança.

O erro resultou em uma queda de 55 metros que, de acordo com a polícia, foi como bater no cimento. Robert faleceu imediatamente no choque, tendo o corpo resgatado por um barco de passeio que assistia o feito.

A imagem da queda, tirada momentos após o deslocamento do estadunidense na moto aquática, circulou o mundo. O vídeo, no entanto, só foi revelado em 2014, quando um jovem turista alemão que presenciou e filmou a cena, publicou no YouTube.


+Saiba mais sobre as Cataratas do Niágara em grandes obras disponíveis na Amazon:

Until Niagara Falls, Jennifer Maruno (2020) - https://amzn.to/2EO94Tk

Wicked Niagara: The Sinister Side of the Niagara Frontier (English Edition), Lorna MacDonald Czarnota (2011) - https://amzn.to/2Znc3Mk

Where Is Niagara Falls?, Megan Stine (2011) - https://amzn.to/2ZjRRuJ

Niagara Falls in World War II, Michelle Ann Kratts (2016) - https://amzn.to/2QfPVPN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W