Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Erasmo Carlos

Amizade com Tim Maia e música para Gal Costa: As histórias que marcaram a saga de Erasmo Carlos

Erasmo Carlos faleceu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos, no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 22/11/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Á esquerda imagem de Erasmo em LP e à direita imagem de Erasmo em show - Erasmo Carlos LP Álbum 1986 e Getty Images
Á esquerda imagem de Erasmo em LP e à direita imagem de Erasmo em show - Erasmo Carlos LP Álbum 1986 e Getty Images

Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, morreu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos. Ele estava internado há mais de duas semanas, mas a causa de sua morte ainda não foi revelada.

Existem diversas curiosidades sobre o famoso "Tremendão" e uma delas, é o fato de ele escreveu o sucesso de Gal Costa, "Meu nome é Gal". 

Amigo de Tim Maia

O cantor que representou o movimento da Jovem Guarda, ao lado de Wanderléa e Roberto Carlos, foi amigo de infância de Sebastião Rodrigues Maia, o lendário Tim Maia. Eles se tornaram mais próximos na adolescência, devido à sua mútua paixão pelo rock.

Com isso, junto de Tim Maia, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos, foi integrante da banda 'The Sputniks'. Depois que Roberto e Tim Maia brigaram, Erasmo fundou o 'The Boys of Rock', que mais tarde passou a chamar-se 'The Snakes'. Esse grupo acompanhava tanto Roberto quanto Tim em seus respectivos show.

Mãe solo

Outro fato interessante, diz respeito a criação de Erasmo. Ele viveu toda sua vida sendo criado apenas por sua mãe no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. E somente na fase adulta conheceu seu pai, como noticiado pela Quem.

O "Tremendão"

Erasmo Carlos é conhecido por seu apelido "Tremendão", que surgiu, na verdade, do nome da grife de joias e acessórios que ele tinha na década de 60.

Já "Carlos" vem de uma homenagem a Roberto Carlos e ao Carlos Imperial. Foi com esse nome artístico, que ele lançou o compacto com o sucesso "O Terror dos namorados".

Erasmo e Gal 

A cantora Gal Costa, que faleceu aos 77 anos, no dia 9 de novembro, foi influenciada por Erasmo, uma importante figura para a mudança da Bossa Nova para a Tropicália.

Ele falou sobre a história da música “Meu nome é Gal”, composta por ele junto de  Roberto Carlos, evidenciando como Gal é importante para ele. 

 "Gal é superimportante para mim. Ela sempre me prestigiou muito e eu fui importante na vida dela por ter tatuado nela a nova fase, de cantora de Bossa Nova para Tropicália. O nome que eu dei para a música que eu fiz em parceria com Roberto para ela é muito forte. 'Meu Nome é Gal' acabou virando nome de música, de filme... Ainda dei uma outra marca, 'Musa de Qualquer Estação', enaltecendo que Gal é uma obra de arte", contou.

Amizade com Roberto Carlos

Como um dos pioneiros do rock aqui no Brasil, Erasmo não podia deixar de ter boas influências no meio. E uma delas, era ninguém menos, que Elvis Presley, conhecido como 'O rei do rock'.

Assim como ele, Roberto Carlos também tinha uma grande admiração pelo músico, mas essa não era única coisa que tinham em comum, já que ambos apreciavam Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe e ainda torciam para o Vasco da Gama. 

Erasmo Carlos com camisa do Vasco da Gama / Reprodução / Redes Sociais / Twitter

Perda de um filho

O cantor já passou por uma situação bastante dolorosa ao perder seu filho, Alexandre Pessoa, que na época tinha 40 anos, após um acidente de moto que levou o homem a um coma induzido.

"A dor fica, ela se acomoda, mas é um sofrimento para a vida toda. A pessoa não fica inteira de novo, vira um pedaço de si. Mas sigo vivendo, fazendo as mesmas coisas, sempre dentro de mim a saudade - o que não significa depressão, é diferente", disse Erasmo em uma entrevista, como informado pela Quem.

Além de Alexandre, Erasmo também é pai de outros dois filhos. 

Tremendão e as mulheres

Hoje, Erasmo é casado com Fernanda Passos, que é 49 anos mais jovem que ele. Mas antes disso, o "Tremendão" já se relacionou com cerca de 1.150 mulheres, como ele mesmo revelou em entrevista ao Irritando Fernanda Young.

 Erasmo Carlos e Fernanda Passos/ Reprodução / Instagram

Grammy Latino

Erasmo já foi vencedor de um Grammy Latino em 2014, por sua obra 'Gigante Gentil', como informado pela Quem.

"Esse prêmio já disputei várias vezes; foi o primeiro que ganhei. Parece ser um reconhecimento de trabalho, mas foi disputa mesmo, o que acaba virando incentivo".