Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Antes e depois: Por onde andam os protagonistas da primeira versão de 'Pantanal'?

Os icônicos personagens do clássico televisivo marcaram mais de uma geração

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 27/03/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho da novela mostrando protagonistas - Divulgação/ TV Manchete
Trecho da novela mostrando protagonistas - Divulgação/ TV Manchete

Na próxima segunda-feira, 28, irá estrear na TV Globo o aguardado remake de Pantanal, novela de 1990 que se tornou um verdadeiro fenômeno entre o público brasileiro, sendo um sucesso a cada vez que foi exibida. 

Em vista da aproximação da nova Pantanal, relembre nesta matéria os atores que deram vida aos personagens do elenco dessa produção que marcou gerações — e também descubra como eles estão hoje. 

Juma Marruá

Fotografia de Cristiana Oliveira durante Pantanal e atualmente / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Instagram/ Arquivo Pessoal

A destemida protagonista que tinha reputação de "virar onça" para defender aqueles que amava foi interpretada pela cariocaCristiana Oliveira, que atualmente tem 58 anos de idade e muito orgulho de ter feito parte desse grande sucesso da teledramaturgia brasileira.


Joventino Neto

Fotografia de Marcos Winter como Joventino em Pantanal, e o ator hoje / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Youtube/ Viva

O personagem que vem a se apaixonar por Juma começa a história como um típico menino da cidade, e é apenas aos poucos que consegue se adaptar à vida no Pantanal. Quem lhe empresta seu rosto é o ator Marcos Winter, hoje com 55 anos.


Zé Lucas

Fotografia de Paulo Gorgulho como José Lucas em Pantanal, e trecho de vídeo atual dele / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Instagram/ Arquivo Pessoal

O caminhoneiro José Lucas de Nada, que após encontrar o pai passa a se chamar José Lucas Leôncio, foi interpretado por Paulo Gorgulho, 62, que também participará do remake que está para ser lançado.


Filó

Fotografia de Jussara Freire na novela Pantanal, e atualmente / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Instagram/ Arquivo Pessoal

Filomena, ou Filó para os íntimos, é a esposa do peão Zé Leôncio na telenovela. Quem interpretou a personagem, por sua vez, foi a atriz e apresentadora Jussara Freire, que hoje já tem 71 anos.


Tadeu

Fotografia de Marcos Palmeira em Pantanal, e do ator em vídeo recente / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Youtube/ Clube Orgânico

Em Pantanal, Tadeu é filho de Filó, e tem Zé Leôncio como figura paterna, embora não seja filho biológico do homem. O intérprete do personagem é o famoso ator Marcos Palmeira, que atualmente tem 58 anos.


Tenório

Fotografia de Antônio Petrin como Tadeu em Pantanal, e em vídeo recente / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Youtube/ Persona

Tenório é o grande vilão de Pantanal: violento, ele direciona suas maldades tanto a desconhecidos quanto àqueles que estão ao redor dele. Quem deu vida ao personagem, por sua vez, é o ator Antônio Petrin, hoje um senhor de 83 anos.


Alcides 

Fotografia de Ângelo Antônio em Pantanal, e outra atual / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Instagram/ Arquivo Pessoal 

Protagonista da cena mais chocante de toda a novela, quando é castrado por Tenório, o personagem foi interpretado pelo talentoso Ângelo Antônio, 57, que na época recebeu extensos elogios por sua performance.


Maria 

Fotografia de Ângela Leal na novela, e atualmente / Crédito: Divulgação/ TV Manchete/ Instagram/ Arquivo Pessoal

Maria, ou "Maria Bruaca", que é como seu marido, Tenório, a apelidou, está presa em um casamento infeliz na história de Pantanal. A personagem foi vivida pela atriz Ângela Leal, hoje com 74 anos de idade.


+Saiba mais sobre a história da TV brasileira através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, Flávio Ricco, 2017 - https://amzn.to/2UytpVZ

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, Patrícia Kogut, Ebook - https://amzn.to/38a79FJ

História da televisão no Brasil: Do Início aos Dias de Hoje, Ana Paula Goulart Reibeiro, 2010 - https://amzn.to/2UBbYUz

A televisão levada a sério, Arlindo Machado, Ebook - https://amzn.to/3744s7z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W