Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / China

Após avalanches, cerca de mil pessoas ficam presas em área de esqui na China

As operações de resgate foram iniciadas nesta terça-feira, 16, uma semana após o início das avalanches

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas das pessoas que ficaram presas no local após as avalanches - Divulgação/CCTV
Algumas das pessoas que ficaram presas no local após as avalanches - Divulgação/CCTV

Cerca de mil pessoas que estavam, há uma semana, presasem uma remota área de esqui no noroeste da China em razão de sucessivas avalanches, começaram a ser resgatadas nesta terça-feira, 16.

Como as avalanches bloquearam estradas, turistas e moradores tiveram de permanecer em uma aldeia situada na província de Altay, na região de Xinjiang, próximo às fronteiras com a Mongólia, Rússia e Cazaquistão.

Segundo informações do portal de notícias UOL, os feridos estão sendo transportados por meio de um helicóptero militar, enquanto alimentos e combustíveis são entregues por via aérea.

Início dos resgates

Hoje, uma estrada que conduz às principais rodovias da região — e que estava anteriormente obstruída pela neve — foi desbloqueada, permitindo a entrada de veículos, conforme informado pela emissora estatal CCTV.

De acordo com a fonte, a mídia chinesa relatou que as avalanches afetaram uma extensão de 350 km de estradas. A remoção da neve no local enfrenta dificuldades devido à geografia da área, uma vez que as estradas estão localizadas em um vale com encostas arborizadas.

A província de Altay, conhecido destino para práticas de esqui, enfrenta condições de forte nevasca desde o início deste mês, sendo que ao menos 31 ocorrências de avalanches foram registradas até o último sábado, 13.