Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

As professoras atacadas durante atentado em escola de São Paulo

Durante ataque em escola de São Paulo, uma professora foi morta e três ficaram feridas

Redação Publicado em 28/03/2023, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros do ataque em escola de São Paulo - Reprodução/Vídeo
Registros do ataque em escola de São Paulo - Reprodução/Vídeo

Um episódio que chocou o Brasil nas últimas horas foi um ataque a facadas ocorrido em uma escola localizada em São Paulo. Na escola estadual Thomazia Montoro, Vila Sônia, zona oeste de SP, um aluno de 13 anos cometeu um atentado que deixou três professoras feridas e uma morta na última segunda-feira, 28. 

Após o ataque, o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se manifestou sobre o episódio através das redes sociais. 

"Muito pesar e tristeza com a notícia da morte da professora Elisabete Tenreiro, que não resistiu aos ferimentos causados pelo horror do ataque desta manhã. E meu muito obrigado à professora Cintía, que em uma ação heroica impediu que essa situação terrível fosse ainda mais grave", escreveu ele.

Registros do atentado em escola de São Paulo e fachada da escola /Crédito: Reprodução/Vídeo

As professoras

Jane Gasperini Apergis, Ana Célia da Rosa e Rita de Cássia Reis acabaram feridas durante o ataque ocorrido na escola estadual de São Paulo. Já a professora Elisabeth Tenreiro, infelizmente, terminou morta durante o atentado

Elisabeth Tenreiro tinha 71 anos e ensinava biologia aos alunos do ensino fundamental e médio. Alvo do primeiro ataque com a faca, ela acabou não resistindo. Conforme repercutido pelo UOL, Tenreiro, que agora deixa três filhos e quatro netos, passou a trabalhar na instituição após sua etapa na Escola Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, localizada em Pinheiros. Anteriormente, ela trabalhou no Instituto Adolfo Lutz durante 40 anos. 

Jane Gasperini Apergis, mestra em linguística através da PUC-SP, é professora de português há 26 anos. Após o ataque, foi levada até o hospital com ferimentos leves e, felizmente, recebeu alta ontem mesmo.

Outra professora que se tornou alvo do ataque é Ana Célia, que tem 58 anos. Ela leciona História e recebeu mais de um golpe de faca do aluno. Após passar por uma cirurgia, se encontra bem. Enquanto sofria com ataque do adolescente, a professora foi auxiliada por duas colegas: Cinthia da Silva Barbosa, que tem 37, e dá aula educação física, e Sandra Pereira Mendes, que tem 44, não só imobilizaram, como também tiraram a faca das mãos do agressor.

Outra professora que ficou ferida com o atentato é Rita de Cássia Reis. Ela tem 67 anos e ensina História na instituição. Após ser levada ao hospital, também recebeu alta.