Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / JonBenét Ramsey

26 anos depois, assassinato de JonBenét Ramsey voltará a ser investigado

JonBenét Ramsey tinha apenas 6 anos e era diva de concursos mirins

Paola Churchill, com atualização de Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/03/2020, às 09h00 - Atualizado em 11/11/2022, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
JonBenét em um dos concursos de beleza - Divulgação/Youtube
JonBenét em um dos concursos de beleza - Divulgação/Youtube

Uma nova abordagem está sendo adotada pela polícia de Boulder para analisar o caso do assassinato de JonBenét Ramsey, quase 26 anos após a garota ter sido morta.

Na última quinta-feira, 10, o Departamento de Polícia de Boulder anunciou, em um comunicado à imprensa, que "consultará a equipe de revisão de casos frios do Colorado em 2023".

A menina de apenas 6 anos era uma participante de um concurso de beleza mirim, quando foi encontrada no porão de casa, morta, com sinais de que seria um possível assassinato, em 26 de dezembro de 1996.

Atualização do caso

Depois de uma investigação que durou décadas, a Polícia de Boulder, junto com o Gabinete do Procurador do Distrito de Boulder County, compartilhou uma atualização sobre o caso:

"Desde o assassinato de JonBenet, os detetives investigaram pistas decorrentes de mais de 21.000 dicas, cartas e e-mails. Viajamos para 19 estados para entrevistar ou falar com mais de 1.000 indivíduos".

Agora, a polícia da cidade afirma que está em busca de ajuda da equipe especializada de revisão de casos frios do Colorado, e irá trabalhar com a agência já no próximo ano, segundo o portal People.

A equipe de revisão de casos frios é composta por especialistas investigativos, analíticos e forenses profissionais de todo o estado”.

O crime deixou um grande mistério em aberto na história da polícia americana, mas para entender melhor o que aconteceu, confira o caso completo abaixo:

Caso de JonBenét Ramsey

JonBenét Ramsay morava com seus pais e irmão em Boulder, Colorado. Com seis anos, o nome Ramsay era muito conhecido em concursos de pequenas misses:  sua beleza, o talento e carisma renderam inúmeros prêmios.

Em 25 de dezembro de 1996, a família inteira estava reunida comemorando o Natal na casa de amigos. Chegaram muito cansados da viagem, colocaram os irmãos para dormir e encerraram a noite.

Carta deixado pelo assassino de JonBenét/ Créditos: Wikimedia Commons

A mãe da menina, Pattsy Ramsey, acordou de sobressalto na madrugada e se deparou com um bilhete que havia sido deixado no final da escada. A carta era um pedido de resgate no valor de 118 mil dólares para a pequena voltar ao lar. Acreditando que era uma brincadeira de mau gosto, a mulher subiu as escadas correndo e foi até o quarto dos filhos. Em pânico, não encontrou a garotinha no cômodo.

Assim que percebeu o sumiço, ligou desesperadamente para a polícia. Naquele momento, passou a acreditar que JonBenét havia sido sequestrada. As autoridades chegaram rapidamente ao local e perceberam que os Ramseys haviam chamado diversos familiares também, algo incomum para uma cena de crime, pois podem contaminar o local e perder evidências.

Cartão de Natal da familia Ramsey/ Divulgação/ Youtube

A cena do crime

A partir desse momento, o caso tornou-se cada vez mais intenso. Os especialistas começaram a analisar a mensagem deixada pelos criminosos, que tinha duas páginas e meia, escrita à mão. Logo perceberam que as folhas e a caneta utilizada pertenciam a Pattsy. Notaram também que a letra mudava do meio para o fim, e o valor cobrado era bem específico: tratava-se da quantia que John Ramsey havia ganhado como bônus de final de ano.

A polícia então se deparou com a primeira suspeita. Alguém próximo da família havia arquitetado o plano brutal. Naquele momento, os próprios pais eram vistos como culpados. No entanto, mudou, após oito horas de procura. John revistou a casa mais uma vez e encontrou o corpo da filha, com uma fita na boca e pulsos amarrados.

A autópsia feita na menina de seis anos revelou que a causa da morte foi devido a uma batida muito forte em sua cabeça, seguida de estrangulamento. Se antes, o caso era tratado como sequestro, agora era um homicídio.

Os pais foram descartados como autores do crime, logo no começo, quando exames feitos no local aonde a menina foi encontrada, não mostraram DNA de nenhum deles. Não existiam sinais de estupro, mas a hipótese não foi descartada, devido a lesão vaginas que a miss apresentava.

Houve muitos erros durante o processo investigativo fizeram com que o assassino não fosse encontrado na época. Teorias foram criadas para tentar explicar o que aconteceu com a doce criança.

Anos após o incidente, um professor de 41 anos chamado John Mark Karr disse que ele era o autor do assassinato da JonBenét. Em seu julgamento ele alegou ter drogado, abusado e matado a garota.

No entanto, uma investigação derrubou a confissão: os exames realizados no corpo da vítima não apontaram nada além de comida em seu organismo. O caso foi reaberto, mas acabou não apontando suspeitos.

Até hoje, o caso de JonBenét Ramsay não teve um desfecho. Todavia, discussões refletem a grande exposição que a criança tinha por participar dos concursos; e como uma vida inocente foi tirada tão cedo e cruelmente.