Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Como o filme 'A Praia' afetou o local real das gravações, na Tailândia

Filme do ano 2000 com Leonardo DiCaprio foi gravado na bela praia de Maya Bay, na Tailândia

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/11/2023, às 10h00 - Atualizado em 20/11/2023, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leonardo DiCaprio em 'A Praia' (2000) - Reprodução/20th Century Fox
Leonardo DiCaprio em 'A Praia' (2000) - Reprodução/20th Century Fox

Desde a década de 90, um ator que sempre esteve em evidência e se mostrou um excelente profissional em Hollywood é Leonardo DiCaprio. Estrela de filmes como 'Titanic' (1997), 'O Regresso' (2015), 'O Grande Gatsby' (2013) e do recente 'Assassinos da Lua das Flores' (2023), no ano 2000 ele participou de um filme que, em sua carreira, não conquistou tantos holofotes: 'A Praia'.

Dirigido por Danny Boyle e adaptado do livro homônimo de 1996, de Alex Garland, o filme é um romance com aventura que acompanha "um viajante americano de passagem pela Ásia que chega em Bangkok e conhece um escocês maluco que, antes de cometer suicídio, lhe entrega o mapa de um lugar bonito e deserto na Tailândia que ele jura ser o paraíso na terra", conta a sinopse. Além de DiCaprio, o elenco também conta com nomes como Virginie Ledoyen, Tilda Swinton e Guillaume Canet.

Leonardo DiCaprio em 'A Praia' (2000)
Leonardo DiCaprio em 'A Praia' (2000) / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

O longa, de fato, foi filmado em uma das belas praias da Tailândia, aquela conhecida como Maya Bay, localizada na ilha de Ko Phi Phi Ley, no Mar de Andaman, ao sul do país. Depois de um filme ser gravado por ali, o local se tornaria também um ponto turístico chamativo. Porém, essa não seria a única maneira pela qual o local se lembraria da passagem da produção.

+ Como o filme 'O Pianista' afetou a vida de Adrien Brody

Impactos ecológicos

Para dar uma sensação mais "tropical" à praia de Maya Bay, a produção do filme de Danny Boyle plantou dezenas de coqueiros no local, além de serem acusados de arrancar parte da vegetação local, que cresce nas dunas de areia. Logo, além de popularizar o local, os cineastas teriam provocado danos ambientais ao local.

No entanto, o estúdio de produção responsável por 'A Praia' sempre negou a acusação, e ainda insistiu que não só deixou o local como o encontraram, como ainda removeu toneladas de lixo. 

Toda essa confusão sobre a preservação de Maya Bay acarretou uma série de ações civis que, eventualmente, culminaram em um plano de reabilitação ambiental na área.

Maya Bay, na Tailândia
Maya Bay, na Tailândia / Crédito: Getty Images

Destino turístico

Além disso, como já mencionado, o filme com DiCaprio colocou Maya Bay no mapa como destino turístico para quem tivesse interesse em conhecer as exuberantes praias da Tailândia. Porém, de acordo com O Globo, o local precisou ser fechado em 2018 para que se recuperasse do impressionante fluxo de cerca de 6 mil visitantes todos os dias.

Eventualmente, com a chegada da pandemia de covid-19, todo o arquipélago das ilhas Phi Phi foi fechado, e o número de turistas chegou praticamente a zero. No início de 2022, o local foi reaberto para turistas, e hoje o número de visitantes é limitado, para reduzir os danos ecológicos no local.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!