Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Conheça os eventos que inspiraram 'Não Olhe para Cima', da Netflix

O filme estreou na plataforma de streaming no último dia 24

Redação Publicado em 25/12/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do novo filme da Netflix - Divulgação / Netflix
Cena do novo filme da Netflix - Divulgação / Netflix

Quando dois astrônomos (Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio) percebem que um asteroide avança em direção à Terra, podendo acabar com a vida no planeta, logo  decidem encontrar uma maneira de alertar a população sobre o apocalipse iminente.

Essa é a sinopse do novo filme da Netflix 'Não Olhe Para Cima' (Don't Look Up), que teve estreia na plataforma de streaming na última sexta-feira, 24. Confira abaixo o trailer da nova produção da vermelhinha!

Com direção de Adam McKay, a produção possui tom satírico e, apesar de não se tratar de uma obra baseada em fatos, é inspirada por eventos ocorridos na vida real, aos quais faz referência de maneira dramatizada. 

Da ficção à realidade

De acordo com informações do Yahoo, McKay escreveu o roteiro do filme junto a David Sirota antes mesmo do início da pandemia e ficou surpreso quando percebeu que a ficção havia se tornado realidade.

Leonardo DiCaprio e Jennifer Laurence em seus personagens / Crédito: Divulgação / Netflix

Foi então que ele teve a ideia de adicionar ainda mais elementos satíricos em 'Não Olhe Para Cima', enfatizando, em especial, episódios da política norte-americana.

O ex-presidente Donald Trump

"Independentemente de em quem você tenha votado, acho que todos temos que admitir que ver o presidente dos Estados Unidos surgir com a ideia de ingerir água sanitária para lidar com uma emergência médica é uma situação incomum ", disse ele, de acordo com a fonte.

Cena de 'Não Olhe Para Cima' / Crédito: Divulgação / Netflix

Quando isso aconteceu, eu imediatamente mandei uma mensagem para o meu produtor, Kevin Messick, e mandei também uma mensagem para Leo e Jen dizendo, 'Ok, vamos deixar isso um pouco mais louco.'"

Filme de ação

Porém não foram apenas eventos reais que inspiraram a nova produção. Em entrevista ao The New York Times, McKay chegou a revelar que uma cena de Tubarão, filme de ação lançado no ano de 1975, foi a inspiração inicial para o longa.

“Não é a ideia mais bizarra e de alto conceito — a ideia de um filme de desastre em que as pessoas não necessariamente acreditam que o desastre está chegando?", declarou o produtor na ocasião.

A personagem de Meryl Streep

Em 'Não Olhe para Cima', é feita uma mistura de diversos chefes de Estado recentes que estiveram à frente dos EUA. Essa fusão é representada pela personagem da presidente do país na ficção, interpretada por Meryl Streep.

"Eu tirei um pouco de cada um, então você tem uma espécie de terno vazio performativo de Reagan. Tem o vendedor de carros usados ​​de Bill Clinton... e tem o perigosamente subqualificado George W Bush. E então temos — eu votei nele, mas vamos encarar os fatos, Barack Obama, que é terrivelmente tranquilo e confortável com muito dinheiro. E por fim, é claro, o narcisismo descontrolado de Trump."


+Saiba mais sobre Hollywood em grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W