Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Da intimidade conturbada a prisão: Os fatos polêmicos sobre Kurt Cobain

Do envolvimento com drogas ao relacionamento conturbado, o astro do rock teve uma vida repleta de problemas

Penélope Coelho Publicado em 03/08/2020, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain em 1991 - Wikimedia Commons
Kurt Cobain em 1991 - Wikimedia Commons

1. Uso de Heroína

Nascido em 20 de fevereiro de 1967 em Aberdeen, Washington, nos EUA, o vício foi um problema recorrente na vida de Kurt Donald Cobain. Antes de se tornar uma das figuras mais conhecidas do rock grunge no mundo, o norte-americano já demonstrava sinais de dependência química.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal El País, aos sete anos de idade, Kurt precisou ir ao médico para tratar um transtorno de déficit de atenção, os doutores receitaram para o garoto uma medicação chamada Ritalina — e desde então, o cantor afirmou que nunca mais deixou de usar drogas, mesmo que de uma maneira diferente.

No auge de sua fama o homem se tornou viciado em heroína, Cobain sofria com dores crônicas em seu estômago e apesar de ter os melhores médicos do mundo à sua disposição, seu problema nunca teve um diagnóstico e por isso, nunca foi tratado como deveria.

Não demorou muito para que o roqueiro passasse a usar a droga diariamente, já que segundo o cantor, a substância ajudava a aliviar suas dores. Em uma entrevista que o astro cedeu para a rede de televisão MTV, ele chegou a afirmar que gastava mais de 100 dólares por dia na compra de heroína.


2. Relacionamento tóxico

Courtney Love em 1995 / Crédito: Wikimedia Commons

A vida amorosa do homem que deu vida a canção Smells Like Teen Spirit, também se tornou uma parte categórica em sua trajetória. Em especial seu relacionamento com Courtney Love, a vocalista da banda Hole. Os roqueiros se conheceram em 1991 e em poucos anos viveram uma união intensa e perturbada.

A relação foi baseada em muita polêmica e inconveniências. Mesmo contra a vontade de quem os rodeava, Cobain e Love se casaram em 1992, na ocasião, o cantor foi à cerimônia usando pijamas, poucos compareceram ao casamento, oito pessoas no total, já que a união não agradava.

O relacionamento rendeu a única filha do casal, Frances Bean Cobain, nascida em 1992. Inicialmente, para Kurt e Courtney a tarefa de criar uma filha não foi fácil, os dois enfrentaram problemas sérios na justiça.


3. Perda da custódia

Em agosto de 1992, o casal do rock estampou as manchetes dos jornais após a divulgação de uma reportagem na revista Vanity Fair, que acusava Love de ter usado heroína durante a gravidez. Na época a mulher negou às acusações, entretanto, a pressão da mídia chamou a atenção das autoridades de Los Angeles — local onde o casal morava.

De acordo com reportagem publicada em 2009 pela revista Rolling Stone, a polícia proibiu Love e Kurt de ficarem sozinhos com a filha durante um mês. Após uma longa batalha na justiça, o casal conseguiu recuperar por completo a guarda de Francis, quando o serviço de proteção à criança de L.A suspendeu a supervisão de como os roqueiros cuidavam da menina.

Na época, o vocalista assumiu ter usado heroína quando a filha era bebê, porém, também afirmou ter dado entrada em uma clínica de reabilitação a fim de dar um fim ao seu vício. Contudo, em maio de 1993, algumas semanas depois de recuperar a custódia de Frances, Kurt usou a droga novamente e sofreu uma overdose na frente de sua esposa, irmã e mãe.

Foto clássica de Kurt Cobain / Crédito: Getty Images