Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

De Brizola a Marx: 10 imagens juvenis de figuras históricas que só lembramos com idade avançada

O tempo passa para todos. No entanto, muitas vezes só nos recordamos de grandes personalidades depois que as rugas já se formaram

André Nogueira Publicado em 28/10/2019, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wikimedia Commons/Reprodução
Wikimedia Commons/Reprodução

Todos conhecemos figuras históricas em uma idade já avançada, após anos de participação política em seus países. No entanto, não se reconhece a face jovem dessas pessoas com tanta facilidade.

Você consegue desvendar quem é cada uma dessas figuras?

1. O terror de barbas longas

Nascido na região onde hoje é a Alemanha, foi jornalista, militante político e teórico do século 19, se tornando, postumamente, uma das figuras mais relevantes do século 20. 

Crédito: Wikimedia Commons

Resposta: Karl Marx (1818-1883)

Crédito: Wikimedia Commons

2. Perenemente idosa

Londrina criada em casa, essa mulher teve um importante papel no auxílio das tropas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial e na conciliação do trono após crises governamentais. Assumiu o trono da Inglaterra em 1952.

Crédito: Getty Images

Resposta: Elizabeth II (1929)

Crédito: Wikimedia Commons

3. Paz entre irmãos

Este indiano foi líder espiritual em favor da não violência e respeito mútuo entre diferentes religiões, no entanto, ganhou alcance global com sua organização política contra os colonizadores e em favor das tradições locais.

Crédito: Wikimedia Commons

Resposta: Mohandas Gandhi (1869-1948)

Crédito: Wikimedia Commons

4. O último grande

Líder socialista e burocrata, esse homem é até hoje estadista russo, mas ficou famoso por seu governo reformista na União Soviética e por conturbar todo o mundo comunista com suas decisões. Possui uma marca de nascença que é característica.

Crédito: Domínio Público

Resposta: Mikhail Gorbachev (1931)

Crédito: Reprodução

5. O governador gaudério

Um dos principais líderes da esquerda brasileira, foi o governador mais prestigiado de sua época, até que iniciou um levante armado legalista para impedir um golpe de Estado no país. Viveu no exílio por anos até retornar e liderar a oposição, se tornou novamente governador e quase foi eleito presidente.

Crédito: Wikimedia Commons

Resposta: Leonel Brizola (1922-2004)

Crédito: Partido Democrático Trabalhista

6. Um casal político

Hoje separados, esses dois políticos brasileiros já foram casados. Foram relevantes dentro do Partido dos Trabalhadores, mas um deles acabou migrando para outros grupos políticos com o tempo, a ponto dos dois disputarem votos para o Senado.

Crédito: O Estado de São Paulo

Resposta: Eduardo e Marta Suplicy (1941/1945, respectivamente)

Crédito: Veja

7. De Marx a Mises

O sociólogo brasileiro orientado por Florestan Fernandes foi vítima dos exílios causados pela Ditadura Militar até retornar ao Brasil e participar da organização das Diretas Já! Foi eleito presidente do Brasil no período democrático e chamado de traidor, por implantar as bases para o neoliberalismo no país.

Crédito: O Estado de São Paulo

Resposta: Fernando Henrique Cardoso (1931)

Crédito: BBC

8. Vocação religiosa

Esse personagem nasceu na Baviera e desde criança, foi percebida sua vocação para a atividade eclesiástica. Então, se tornou padre e atingiu o cargo de bispo de Roma.

Carédito: Domínio Público

Resposta: Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI (1927) 

Crédito: Wikimedia Commons

9. General da Reserva

Formado na Escola Militar do Realengo (Agulhas Negras) como membro da artilharia, este brasileiro subiu até a patente de general e se envolveu com os membros da Reserva Militar que se integraram ao Estado Brasileiro durante a Ditadura. Tornou-se, por suas relações com o Alto Escalão, presidente e governou o país como um ditador.

Crédito: CP DOC

Resposta: Ernesto Geisel (1907-1996)

Crédito: Wikimedia Commons

10. Figura controversa

Um dos mais famosos líderes norte-africanos, este militar comandou uma revolução anticolonial nos anos 1960 e assumiu o governo do país, tornando-se um ditador. Em 40 anos de governo, foi o melhor amigo da Europa, mas se tornaria inimigo após seu projeto de emancipação nacional. Depois que seu governo foi derrubado, fugiu até ser encontrado e linchado publicamente.

Crédito: Wikimedia Commons

Resposta: Muammar al-Gaddafi (1942-2011)

Crédito: Wikimedia Commons

Saiba mais sobre algumas dessas figuras pelos links abaixo:

1. Minha vida, de Mikhail Gorbachev - https://amzn.to/2op97Rb

2. O mistério do mal: Bento XVI e o fim dos tempos, de Giorgio Agamben - https://amzn.to/31ROwCJ

3. The Gaddafi, Libya, NATO War for Oil and Gold, de William C. Lewis - https://amzn.to/2WkiQ7P

4. Brizola, de Trajano Ribeiro - https://amzn.to/36d7w1S

5. Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna. Biografia e Desenvolvimento de Sua Obra, de Michael Heinrich - https://amzn.to/2JtX9gx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​