Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Disney

De 'A Pequena Sereia' a 'Tinker Bell': Os ataques racistas contra as adaptações da Disney

Adaptações de clássicos da Disney estão sendo alvo de ataques racistas nas redes sociais

Redação Publicado em 04/03/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Peter Pan' (à esqu.) e cena de 'A Pequena Sereia' (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Youtube
Cena de 'Peter Pan' (à esqu.) e cena de 'A Pequena Sereia' (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Youtube

Nos últimos anos, a Disney surpreende os fãs dos mais famosos conto de fadas ao lançar versões live-action de clássicos que fascinam gerações, como Cinderela, A Bela e a Fera e até mesmo Pinóquio.

Os próximos lançamentos programados da companhia são 'A Pequena Sereia' e 'Peter Pan', que serão revelados ao público ainda em 2023. No entanto, os anúncios dos lançamentos foram acompanhados por comentários racistas por parte de internautas. 

A responsável por interpretar a princesa 'Ariel' em a 'Pequena Sereia' é a cantora e atriz norte-americana Halle Bailey. Quando o teaser do filme foi revelado no ano passado, a atriz se tornou alvo de cruéis ataques racistas.

Nos comentários, internautas reclamavam, pois, a animação lançada em 1989 mostra uma princesa branca. Já no filme, a atriz é negra e aprece com dreadlocks nas madeixas. Embora se trate de um personagem fictício, internautas disseram que "é como colocar um Aladdin alemão" ou que “As crianças vão gritar e chorar quando verem o rosto dela na tela”. 

Quando a Disney revelou que a talentosa Bailey interpretaria a personagem principal do live-action, a artista se tornou alvo das primeiras ofensas. Na época, Halle deu entrevista à 'Variety' falando sobre críticas.

Halle Bailey em “A Pequena Sereia” /Crédito: Divulgação/Disney

"Quero que a garotinha em mim e as garotinhas como eu que estão assistindo saibam que são especiais e que devem ser princesas em todos os sentidos. Não há nenhuma razão que eles não deveriam ser. Essa garantia era algo que eu precisava", disse ela.

Tinker Bell

Agora, outro anúncio de um clássico transformado em live-action pela Disney também sofreu ataques do tipo. O trailer de "Peter Pan e Wendy", dirigido por David Lowery, foi marcado por uma série de ofensas.

A atriz Yara Shahidi, que tem 23 anos e interpreta a fada Tinkerbell, foi criticada por não ter as mesmas características da personagem fictícia que é loira e branca no desenho original. Embora a atriz tenha gravado o filme com vestimentas idênticas a da fada, Yara foi alvo de comentários esdrúxulos. 

Yara Shahidi, que interpreta a fada Tinkerbell no filme "Peter Pan e Wendy" /Crédito: Reprodução/Vídeo

"Para todos os americanos brancos, posso dizer que vocês não estão sozinhos. Eu sou um patriota que acredita que todos deveriam ter representação igual, mas transformar personagens historicamente brancos em negros é apagamento da história. Por favor, parem", escreveu um internauta no Twitter. "Por que todos os personagens secundários precisam ser trocados para preto hoje em dia?", comentou outro. 

Representatividade

Antes mesmo do lançamento, o teaser de 'A Pequena Sereia' resultou em cenas emocionantes. Em 2022, a atriz recebeu vídeos que mostram as reações de crianças negras vendo trechos do filme, que, pela primeira vez, conta com a princesa também negra.

"As pessoas têm-me enviado estas reações durante todo o fim de semana e estou verdadeiramente admirada. Ver as reações destas crianças me deixa tão emocionada. Isso significa o mundo para mim. Obrigado a todos pelo apoio inabalável", disse Halle através de um post no Instagram.

O vídeo mostra a importância da representatividade para crianças negras, algo que a indústria cinematográfica tenta corrigir nos dias atuais. Um exemplo é a Disney. Entre 12 princesas que tem suas histórias contadas em animações, apenas uma é negra. Se trata de Tiana, protagonista de 'A Princesa e o Sapo'. Assim, adaptar personagens para promover a diversidade é uma pauta que deve ter atenção nos dias atuais.