Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Desastre real: A luxuosa tiara de Elizabeth II quebrou faltando horas para seu casamento

Momentos antes do evento, a joia da nobre foi parcialmente destruída, causando uma verdadeira confusão. Entenda!

Penélope Coelho Publicado em 05/07/2021, às 15h00 - Atualizado em 21/04/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II no dia de seu casamento, usando uma tiara de diamantes - Divulgação/Youtube/British Pathé
Rainha Elizabeth II no dia de seu casamento, usando uma tiara de diamantes - Divulgação/Youtube/British Pathé

No dia 20 de novembro do ano de 1947, o mundo assistiu a filha do rei George VI, então princesa Elizabeth, na época com 21 anos de idade, se casar com sua paixão da adolescência, o tenente da marinha real britânica, Philip Mountbatten.

Na ocasião, a cerimônia realizada na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, recebeu cerca de 2 mil convidados, sem contar os 200 milhões de ouvintes que acompanharam a transmissão da ocasião pela rádio BBC.

Hoje em dia, quase 74 anos depois do evento, o casamento da rainha com o duque de Edimburgo ainda gera curiosidade. Especialmente após a morte de Philip, que faleceu aos 99 anos, em abril de 2021.

Elizabeth II e Philip durante cerimônia de casamento / Crédito: Divulgação/ Royal.uk

O início da confusão

Sabe-se que quando se trata de casamento, é comum que noivas fiquem nervosas antes da cerimônia, além disso, espera-se que tudo saia perfeito principalmente para as fotos que ficarão eternizadas.

No caso da atual monarca, a pressão era maior ainda, já que os olhos do mundo se voltaram para acompanhar a cerimônia de união entre Philip e aquela que viria ser a rainha da Inglaterra.

Um aspecto pouco comentado sobre a famosa cerimônia real foi um pequeno acidente envolvendo uma valiosa joia de família, usada pela então princesa no dia de seu casamento.

De acordo com uma reportagem publicada pela revista Vogue Austrália, em 2018, poucas horas antes do evento, Elizabeth II vivenciou momentos conturbados, quando a tiara de diamantes que ela planejava usar na cerimônia partiu no meio, quando seu cabelereiro tentava encaixar a peça no véu.

A tiara em questão fazia parte da tradição inglesa de casamentos, para usar “algo emprestado” na cerimônia.

Portanto, a peça havia sido concedida pela mãe de Elizabeth II. Originalmente, a tiara pertenceu à avó da monarca, que encomendou a peça em 1919. Coberta por uma fileira de pontas de diamantes em um padrão de franja, a tiara foi pensada para dar um toque especial e familiar no casamento.

Rainha Elizabeth II e príncipe Philip na cerimônia de casamento na Abadia de Westminster, Inglaterra, em 1947 / Crédito: Divulgação/ Youtube/ British Pathé

De acordo com a publicação, ao se depararem com a situação, aRainha Mãe e a noiva ficaram claramente desapontadas, mas, sabiam que ainda tinham duas horas para cerimônia, além de outras tiaras disponíveis no acervo real.

A resolução 

Contudo, o casamento havia sido planejado com detalhes excepcionais, para que qualquer problema pudesse ser resolvido de prontidão. Na ocasião, a joalheria Garrard, responsável pela montagem da tiara estava à disposição dos funcionários da família real.

Pensando nisso, a joia foi levada sob escolta policial até o local. Na joalheria, a peça foi soldada e restaurada, sendo devolvida para Elizabeth II a tempo da cerimônia, tornando-se um marco de seu visual no casamento.

Conforme foi revelado na reportagem, após o evento, a tiara foi devolvida para sua dona original. A Rainha Mãe manteve a joia em seu acervo pessoal até sua morte, em 2002. Depois de seu falecimento, sua filha herdou a famosa peça.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7