Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagens

Descanso insólito: 8 figuras históricas que foram embalsamadas

Do faraó Tutancâmon ao socialista Vladimir Lenin, confira esses nomes que marcaram a História e hoje estão muito bem preservados

Joseane Pereira Publicado em 19/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corpo de Mao Zedong, falecido em 1976 - Getty Images
Corpo de Mao Zedong, falecido em 1976 - Getty Images

1. Tutancâmon, Egito

Interior do túmulo do faraó Tutancâmon / Crédito: Getty Images

O Faraó Menino é certamente o cadáver mais famoso de todos os tempos. Encontrado em 1922 pelo egiptólogo Howard Carter, o líder egípcio teria morrido no final de sua adolescência, e os artefatos encontrados em sua tumba continuam sendo inestimáveis. A múmia de Tutancâmon se encontra dentro de um caixão de vidro no Vale dos Reis, próximo a Luxor.

2. A inca com olhar congelado, Peru

A múmia inca Juanita é o corpo de uma garota de apenas 12 anos, que morreu como sacrifício humano há mais de 500 anos nos Andes peruanos. Uma das múmias mais assustadoras já encontradas, ela tem um olhar petrificador e é conhecida localmente como a Donzela de Gelo.

Importante para o entendimento das práticas religiosas entre os antigos Incas, ela foi conservada pelas baixas temperaturas do local, e hoje descansa no Museu da Universidade Católica do Peru.

3. Jeremy Bentham, Inglaterra

Bentham, filósofo britânico do século 18, era um visionário. Defensor da ideia de que a felicidade deveria ser encontrada pelo maior número de pessoas possível, ele foi contra a criminalização da homossexualidade, lutou por melhores condições prisionais e pelo bem estar animal. Seu corpo preservado encontra-se em exibição no University College London, em Londres.

4. Ho Chi Minh, Vietnã

Mausoléu de Ho Chi Minh na Praça Ba Dinh, em Hanói / Crédito: Getty Images

O corpo do vietnamita Ho Chi Minh parece minúsculo perante a multidão que geralmente se aglomera em seu mausoléu. Algumas pessoas choram e outras se curvam diante daquele que teria libertado o povo vietnamita do domínio de franceses, japoneses e, depois, dos norte-americanos. O corpo embalsamado de Ho Chi Minh se encontra em um enorme mausoléu na Praça Ba Dinh, em Hanói.

5. Mao Zedong, China

Corpo de Mao Zedong, falecido em 1976 / Crédito: Getty Images

A estátua de Mao, presente na entrada de seu mausoléu, está sempre cercada de flores brancas. Localizado no extremo sul da Praça Tiananmen de Pequim, o corpo mumificado do presidente chinês recebe diariamente centenas de peregrinos em fila, o que lembra uma experiência religiosa — e contradiz o empenho de Mao Zedong em acabar com religiões organizadas.

Seu caixão de cristal está envolto em uma bandeira vermelha, cercado por guardas de luvas brancas que organizam a multidão de chineses que prestam homenagens.

6. Pai e filho: Kim IL-Sung e Kim Jong II

Kim Il-sung, primeiro líder da Coreia do Norte, foi embalsamado em 1994. Dezessete anos depois, seu filho e sucessor Kim Jong Il também foi preservado, sendo declarado o Presidente Eterno. Os dois líderes estão em caixas de vidro no Palácio Memorial Kumsusan de Pyongyang, junto a bandeiras e lembranças sobre seus feitos.

7. Vladimir Lenin, Rússia

Corpo de Vladimir Lenin, em Moscou / Crédito: Getty Images

Um dos líderes mais poderosos do mundo, Vladimir Lenin realizou uma revolução comunista em seu país, reformulando os rumos da história política. Com seu falecimento em 1924, sua esposa Krupskaya protestou contra a mumificação — mesmo assim, o cérebro de Lenin foi removido e seu corpo, mumificado para permanecer em exibição pública. O mausoléu de Lenin na Praça Vermelha de Moscou atrai multidões diariamente.

8. Belka e Strelka, Rússia

Primeiras criaturas não-humanas que voltaram vivas do espaço, esses dois cachorrinhos têm suas múmias expostas no Museu de Cosmonáutica de Moscou. A bordo da nave Sputnik 5, eles viajaram ao lado de um coelho cinza, 42 ratos, e algumas moscas. No entanto, apenas os dois cachorros voltaram vivos ao planeta Terra.


++Saiba mais sobre os nomes citados na lista através de obras disponíveis na Amazon

Lenin: vida e obra, de Luiz Alberto Moniz Bandeira - https://amzn.to/34mItrX

O Anel de Tutancâmon, de Rogério Andrade Barbosa - https://amzn.to/2KX3JN0

Ho Chi Minh, de João de Mendonça Lima Neto - https://amzn.to/37Giz4g

Mao Zedong: A Life From Beginning to End, de Hourly History - https://amzn.to/2OYNQHp

Breve História dos Incas, de Patricia Temoche Cortez - https://amzn.to/2KVa7nX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W