Matérias » Titanic

Dividido por 'classes': O curioso cardápio do Titanic

No ano de 1912, um sobrevivente do naufrágio levou consigo o cardápio das refeições do último dia do Titanic

Giovanna Gomes Publicado em 24/01/2021, às 09h00

Navio Titanic
Navio Titanic - Wikimedia Commons

O naufrágio do navio Titanic, ocorrido no dia 14 de abril de 1912, foi uma das tragédias mais marcantes da história, resultando em diversas produções literárias e cinematográficas. Afinal, quem não se lembra do casal Jack e Rose, personagens que fizeram um imenso sucesso nos cinemas? 

A história contada nos filmes pode ser envolta de ficção, mas o essencial, o naufrágio, foi totalmente real. O navio partiu de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912 em direção à Nova York. Contudo, a embarcação não chegou ao destino, já que bateu em um iceberg dias depois, levando 1.514 pessoas à morte. A maioria corpos, nunca foi encontrada.

Cardápio da primeira classe / Crédito: Divulgação

 

Contudo, diversos objetos que estavam no navio foram resgatados por pesquisadores e levados para exposições. Entre esses objetos, há um cardápio que nos permite saber quais refeições foram servidas aos passageiros no dia do naufrágio.

O item foi levado por Abraham Lincoln Solomon, um dos sobreviventes, no bote salva-vidas Lifeboat nº1, que ficou conhecido como Money Boat (bote do dinheiro) por ter sido utilizado apenas por passageiros ricos. Esses sobreviventes partiram do local do naufrágio sem que a embarcação estivesse lotada, deixando pessoas que poderiam ter sido resgatadas para trás.

Em 2015, 103 anos após o naufrágio, o documento foi leiloado. Os organizadores esperavam obter 70 mil dólares, mas o valor acabou sendo um pouco maior que o previsto: 88 mil.

Cardápio da segunda classe / Crédito: Divulgação

 

Cardápio seletivo

Havia três classes a bordo do navio Titanic, sendo que eram elas que determinavam a quantidade de opções de refeições às quais às pessoas teriam direito. Assim, a primeira classe, com passageiros ricos, possuía muito mais opções se comparada à terceira, composta por pessoas com menor poder aquisitivo.

As pessoas que estavam na primeira classe poderiam optar vários tipos de queijos, rosbife, maionese de salmão, sardinha defumada, torta de presunto e vitela. Também poderiam pedir salsicha bolonhesa, anchovas norueguesas, ovos, consomê fermier, camarões, frango à la Maryland, salada de ave, entre várias outras possibilidades.

Cardápio da terceira classe / Crédito: Divulgação

 

Na segunda classe, o café da manhã poderia contar com frutas, batata amassada, presunto, peixe, ovos fritos, bolos, bacon, chá, salsicha grelhada, café, cereais e pão. No almoço, os passageiros poderiam pedir arroz, hadoque cozido, ervilhas, frango ao molho curry, cordeiro ao molho de menta, peru, e batata. De sobremesa havia geleia, pudim, frutas, queijos, sorvete, café e biscoitos.

Já quem estava na terceira classe poderia optar pela manhã por café, chá, mingau de aveia com leite, arenque defumado, ovos, presunto, batatas e pão fresco com manteiga. No almoço e no jantar, poderia-se pedir rosbife, sopa de arroz, biscoitos, queijos, batatas cozidas, pães e milho. De sobremesa havia pudim e frutas. 


+Saiba mais sobre o Titanic por meio das obras disponíveis na Amazon:

Titanic: Minuto a Minuto, Jonathan Mayo (2017) - https://amzn.to/35HRGuU

Titanic - A história completa, Philippe Masson (2011) - https://amzn.to/35IXULh

Titanic. A Verdadeira e Trágica História e os Atos de Heroísmo de Seus Passageiros, de Rupert Matthews (2014) - https://amzn.to/3bM6U5g

Titanic: A century of news, de The Guardian (ebook) - https://amzn.to/3dRvlQu

Guide to the Crew of Titanic: The Structure of Working Aboard the Legendary Liner, de Günter Bäbler (2020) - https://amzn.to/3bRNzzQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W