Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Titanic

Queijos, frutas e sopas: O que comia cada 'classe' no Titanic?

Cardápio resgatado do naufrágio de 1912 revelou do que a tripulação se alimentava no RMS Titanic

Giovanna Gomes Publicado em 24/01/2021, às 09h00 - Atualizado em 17/03/2023, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Titanic' (1997) - Divulgação
Cena do filme 'Titanic' (1997) - Divulgação

O naufrágio do navio RMS Titanic, ocorrido no dia 14 de abril de 1912, foi uma das tragédias mais marcantes da história, resultando em diversas produções literárias e cinematográficas. Afinal, quem não se lembra do casal Jack e Rose, personagens que fizeram um imenso sucesso nos cinemas

A história contada nos filmes pode ser envolta de ficção, mas o essencial, o naufrágio, foi totalmente real. O RMS Titanic partiu de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912 em direção à Nova York. Contudo, a embarcação não chegou ao destino, já que bateu em um iceberg dias depois, levando 1.514 pessoas à morte. A maioria dos corpos nunca foi encontrada.

Os itens resgatados

Contudo, diversos objetos que estavam no navio foram resgatados por pesquisadores e levados para exposições. Entre eles, há um cardápio que nos permite saber quais refeições foram servidas aos passageiros no dia do naufrágio.

Fotografia mostrando o Titanic deixando o porto / Crédito: Wikimedia Commons

O item foi levado por Abraham Lincoln Solomon, um dos sobreviventes, no bote salva-vidas Lifeboat nº1, que ficou conhecido como Money Boat (bote do dinheiro) por ter sido utilizado apenas por passageiros ricos.

Esses sobreviventes partiram do local do naufrágio sem que a embarcação estivesse lotada, deixando pessoas que poderiam ter sido resgatadas para trás.

Em 2015, 103 anos após o naufrágio, o documento foi leiloado. Os organizadores esperavam obter 70 mil dólares, mas o valor acabou sendo um pouco maior que o previsto: 88 mil.

Cardápio seletivo

Havia três classes a bordo do navio Titanic, sendo que eram elas que determinavam a quantidade de opções de refeições às quais às pessoas teriam direito. Assim, a primeira classe, com passageiros ricos, possuía muito mais opções se comparada à terceira, composta por pessoas com menor poder aquisitivo.

Cardápios da primeira e segunda classe do Titanic/ Crédito: National Maritime Museum

As pessoas que estavam na primeira classe poderiam optar vários tipos de queijos, rosbife, maionese de salmão, sardinha defumada, torta de presunto e vitela. Também poderiam pedir salsicha bolonhesa, anchovas norueguesas, ovos, consomê fermier, camarões, frango à la Maryland, salada de ave, entre várias outras possibilidades.

Na segunda classe, o café da manhã poderia contar com frutas, batata amassada, presunto, peixe, ovos fritos, bolos, bacon, chá, salsicha grelhada, café, cereais e pão. No almoço, os passageiros poderiam pedir arroz, hadoque cozido, ervilhas, frango ao molho curry, cordeiro ao molho de menta, peru, e batata. De sobremesa havia geleia, pudim, frutas, queijos, sorvete, café e biscoitos.

Já quem estava na terceira classe poderia optar pela manhã por café, chá, mingau de aveia com leite, arenque defumado, ovos, presunto, batatas e pão fresco com manteiga. No almoço e no jantar, poderiam-se servir com rosbife, sopa de arroz, biscoitos, queijos, batatas cozidas, pães e milho. De sobremesa havia pudim e frutas.