Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Efeito Mandela: Veja 5 exemplos de memórias coletivas falsas

Curioso fenômeno de memórias falsas, o "efeito Mandela" proporciona surpresas a muita gente; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/10/2023, às 12h00 - Atualizado em 03/12/2023, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os personagens Darth Vader, da saga 'Star Wars' e a Rainha Má, de 'A Branca de Neve e os Sete Anões', e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela - Reprodução/20th Century Fox / Reprodução/Disney+ / Getty Images
Os personagens Darth Vader, da saga 'Star Wars' e a Rainha Má, de 'A Branca de Neve e os Sete Anões', e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela - Reprodução/20th Century Fox / Reprodução/Disney+ / Getty Images

Em 2009, a pesquisadora paranormal Fiona Broome compartilhou em fóruns online uma memória que tem relacionada à morte do ex-presidente e líder rebelde da África do Sul Nelson Mandela, quando esteve preso em meados da década de 1980.

Em seguida, muitas pessoas também se pronunciaram, mencionando mais fatos sobre a morte... O que seria comum, caso Mandela não tivesse falecido apenas em 5 de dezembro de 2013.

Foi assim que Broome descreveu aquilo que seria conhecido como "efeito Mandela". Conforme descrito pela Cleveland Health, esse fenômeno ocorre quando um grupo de pessoas tem memórias de um evento que nunca ocorreu ou existiu. Em outras palavras, uma falsa memória coletiva, de acordo com o USA Today.

Nelson Mandela
Nelson Mandela / Crédito: Getty Images

Mas, embora esse acontecimento pareça exclusivo, muitos outros relatos semelhantes já foram descritos pela internet, passando desde acontecimentos de filmes até figuras históricas. Confira outros 5 exemplos do fenômeno do efeito Mandela:

1. "Luke, eu sou seu pai"

Em 'Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca' (1980), dirigido por Irvin Kershner, os fãs da renomada franquia de ficção científica foram abalados com uma revelação que marcaria toda a indústria pop: o vilão Darth Vader é o pai do aspirante a herói Luke Skywalker.

Muitos lembram com bastante certeza da icônica fala "Luke, eu sou seu pai", proferida por Vader. No entanto, ela nunca existiu; no lugar, o vilão diz somente: "eu sou seu pai".


2. "Espelho, espelho meu..."

Fora do universo Star Wars, a Disney também já foi alvo do chamado efeito Mandela com uma de suas animações mais importantes: 'Branca de Neve e os Sete Anões', de 1937.

Na memorável cena em que a Rainha Má fala com o espelho mágico, muitos se lembram de ela proferir no começo da frase "espelho, espelho meu..."; no entanto, essa fala nunca foi dita. Em vez disso, a vilã se refere ao objeto somente como "espelho mágico".


3. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Em 1991, os amantes do terror tiveram a sorte de apreciar o lendário Anthony Hopkins dando vida ao assassino em série e canibal Hannibal Lecter, em um de seus desempenhos mais memoráveis. E mesmo um ator tão lembrado como Hopkins foi acometido pela ação do efeito Mandela.

Em uma cena do longa, quando a agente do FBI Clarice Starling (interpretada por Jodie Foster) conversa com o assassino em busca de ajuda, muitos se lembram que ele diz: "Olá, Clarice", no entanto, o que ele realmente fala é apenas um "bom dia".

Anthony Hopkins em 'O Silêncio dos Inocentes' (1991)
Anthony Hopkins em 'O Silêncio dos Inocentes' (1991) / Crédito: Reprodução/Orion Pictures

4. Cauda do Pikachu

Em abril de 1997, foi lançado o primeiro episódio de uma animação japonesa que, ainda hoje, é lembrada por muitos: 'Pokémon'. Desde o começo, acompanhamos o herói Ash Ketchum e seu parceiro, o pequeno e eletrizante Pikachu.

Em mais de 20 anos de história, são inúmeras as ilustrações do pequeno rato elétrico que podem ser encontradas na internet. Um número expressivo delas acabou sendo afetado justamente pelo efeito Mandela: enquanto alguns acreditam que Pikachu apresente linhas pretas na ponta de sua cauda, a verdade é que ele só as possui em suas orelhas.

Ash e Pikachu
Ash e Pikachu / Crédito: Reprodução/The Pokémon Company International 

5. Madre Teresa de Calcutá

Em 5 de setembro de 1997, a religiosa católica albanesa Madre Teresa de Calcutá morreu, vitimada em decorrência de um ataque cardíaco. Fundadora da congregação das Missionárias da Caridade, que prestava serviço aos mais pobres, ela foi canonizada como santa 19 anos após a sua morte.

No entanto, muitos acreditam que ela é canonizada pela Igreja Católica desde quando ainda era viva, em meados da década de 1990. Existem, inclusive, relatos que descrevem o papa João Paulo II como o responsável pelo processo.

Retrato da Madre Teresa de Calcutá
Retrato da Madre Teresa de Calcutá / Crédito: Foto por ACI Prensa pelo Wikimedia Commons