Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Disney

O triste fato histórico que inspirou canção de ‘Branca de Neve'

Lançado em 1937, 'Branca de Neve e os Sete Anões' marcou o início da era das princesas Disney e se tornou um dos maiores clássicos das animações

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/01/2023, às 14h00 - Atualizado em 27/04/2023, às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937) - Reprodução/Disney+
Cena de 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937) - Reprodução/Disney+

'Branca de Neve e os Sete Anões' é, se não o, um dos maiores clássicos de toda a história da Disney. Lançado em 1937, o filme não só é a primeira animação feita pela grande companhia, como também marca o início da era dos filmes de princesas.

Entretanto, como muito já se sabe, vários desses contos de fadas que se tornaram filmes pela Disney sofreram adaptações quando foram transformados em animações, para terem conexão com o público infantil. Isso porque muitas dessas histórias eram, por vezes, macabras ou até mesmo tristes, se referindo a algum período histórico.

E com a primeira animação Disney não seria diferente. Porém, o que sofreu influências do mundo real não foi o enredo básico da história, mas sim um de seus aspectos mais importantes: a trilha sonora

Branca de Neve encontrando os Sete Anões na clássica primeira animação da Disney
Branca de Neve encontrando os Sete Anões na clássica primeira animação da Disney / Crédito: Reprodução/Disney+

Livro de revelações

No livro 'Snow White and the Seven Dwarfs: The Art and Creation of Walt Disney’s Classic Animated Film' ('Branca de Neve e os Sete Anões: A Arte e a Criação do Clássico Filme Animado de Walt Disney', em tradução livre), lançado em 2012, não só é detalhado o processo de criação do clássico, com suas técnicas mais tradicionais de animação, como também são contadas algumas curiosidades sobre a obra.

Nele, conforme repercutido pelo CineBuzz, é possível descobrir que muitos filmes lançados na época — 'Branca de Neve e os Sete Anões' é de 1937 —, não somente pela Disney, tinham um objetivo além do entretenimento comum: levantar os ânimos do público. Isso porque o período foi marcado pela traumatizante Grande Depressão, que assolou grande parte do mundo depois da Crise de 29.

Ou seja, enquanto inúmeras famílias — especialmente nos Estados Unidos, mas também em diversos outros países — enfrentavam grandes dificuldades financeiras, em uma das maiores crises que a humanidade já presenciou, a história da Branca de Neve, mesmo sem mencionar a Grande Depressão diretamente, vinha para apresentar um lado mais otimista no enfrentamento às adversidades.

Cena de 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937)
Cena de 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937) / Crédito: Reprodução/Disney+

'Meu Mundo Feliz'

Um dos maiores exemplos a se citar sobre canções de 'Branca de Neve e os Sete Anões' que surgiram pensando em melhorar os ânimos do público, o que pode ser evidenciado tranquilamente até pelo nome, é a música 'With a Smile and a Song' (que, em tradução literal, seria 'Com um Sorriso e uma Canção', mas foi traduzido para o português como 'Meu Mundo Feliz').

Em sua letra, a princesa canta sobre atitudes positivas que podem ser tomadas frente à dificuldades, e que as vezes apenas uma mudança nas ações podem ajudar a resolver os problemas e melhorar os ânimos. Porém, aqueles que conhecem a história real por trás da música as vezes se entristecem, hoje em dia — mas a mensagem permanece!

'Meu Mundo Feliz' acabou por se tornar uma das músicas mais famosas da Disney, sendo um dos maiores símbolos e momentos da primeira animação da companhia. Confira: