Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nikola Tesla

Em 1898, Nikola Tesla previu o uso de drones

Patente registrada por Nikola Tesla em 1898 tem um paralelo impressionante com o uso atual de drones

Fabio Previdelli | @fabioprevidelli_ Publicado em 07/08/2022, às 05h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em 1898, Nikola Tesla previu o uso de drones - Domínio Público com fundo Getty Images
Em 1898, Nikola Tesla previu o uso de drones - Domínio Público com fundo Getty Images

Nascido em 1856, na Croácia, Nikola Tesla é considerado um gênio e foi um verdadeiro visionário. Inventor e engenheiro, o homem que hoje dá nome a uma das empresas do magnata Elon Musk fez diversas previsões sobre o futuro da humanidade que, se já não se tornaram realidade, farão parte de nosso futuro próximo. 

No final dos anos 1890, por exemplo, Tesla começou seus trabalhos com a robótica, quando patenteou seu barco de controle remoto. Sua invenção deixou todos assombrados durante sua exibição na Electrical Exhibition, que aconteceu no Madison Square Garden em 1898.

À época, o croata dizia que o grande problema de sua geração era que "nós ainda não nos ajustamos completamente à época da máquina. A solução dos nossos problemas não está em destruir as máquinas e sim dominá-las", repercute matéria da Galileu.

Sobre suas previsões certeiras, certa vez o inventor disse que "inúmeras atividades ainda produzidas por mãos humanas serão feitas por autômatos no futuro. Nesse exato momento, há cientistas trabalhando em laboratórios de universidades americanas para tentar criar uma 'máquina pensante'. Eu antecipei essa inovação". 

O inventor Nikola Tesla/ Crédito: Domínio Público

Ele ainda acreditava que, "no século 21, o robô tomará o lugar que o trabalho escravo ocupava nas civilizações antigas. Não há motivos para que tudo isso não aconteça em menos de um século, liberando a humanidade para perseguir suas altas aspirações".

Tesla também pensava nas guerras do futuro e em como elas se tornariam uma prioridade para a humanidade. Porém, este tópico parece um pouco mais utópico, visto que o inventor sonhava que no futuro "os países mais civilizados do mundo" gastariam mais dinheiro em educação do que em conflitos. 

Será mais glorioso lutar contra a ignorância do que morrer no campo de batalha. A descoberta de uma nova verdade científica será mais importante do que a discussão de diplomatas”, declarou. 

E foi justamente neste período que Nikola Tesla previu o uso de uma tecnologia cada vez mais comum em nosso cotidiano: os drones. 

Invenção além do tempo

Em 8 de novembro de 1898, Nikola Tesla registrou uma patente de um experimento muito parecido com o que conhecemos atualmente como drone — um 'Veículo Aéreo Não Tripulado' (também abreviado como VANT).

No documento, Tesla aponta que sua invenção pode ser útil para se “comunicar com regiões inacessíveis e explorar as condições existentes nas mesmas… [bem como] fins científicos, de engenharia ou comerciais.”

Mas o grande valor de minha invenção resultará de seu efeito sobre a guerra”, continua. 

A representação feita pelo engenheiro tem um paralelo impressionante com o uso atual de drones — como aqueles de entrega, que estão em fase final de testes pela Amazon. O documento com a patente de Tesla pode ser visto clicando aqui!

Porém, o aspecto mais profético da patente é uma alusão à “guerra de drones”, que se tornou parte integrante da guerra moderna. Enquanto muitos criticam seu uso, porém, Nikola Tesla terminou sua explicação sobre o uso de drones militares com uma nota otimista: “Por razões de sua destrutividade certa e ilimitada, tenderá a trazer e manter a paz permanente entre as nações”.