Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagens

Choque monárquico: O encontro entre a Rainha Vitória e Dom Pedro II

Em 1871, dois dos principais líderes do mundo se conheceram — e a nobre inglesa ficou bastante surpresa com o imperador brasileiro

André Nogueira Publicado em 17/09/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro II e Rainha Vitória em pinturas oficiais - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons/ Getty Images
Dom Pedro II e Rainha Vitória em pinturas oficiais - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons/ Getty Images

Entre os muitos líderes que reinaram no século 19, poucos governaram mais que o Imperador do Brasil, dom Pedro II, e a Rainha Vitória, da Inglaterra. As duas figuras foram mandatários de seus países por décadas e até se encontraram em duas ocasiões.

Os encontros ocorreram em uma das jornadas do monarca brasileiro pelo mundo, segundo constata o jornalista histórico Laurentino Gomes, que comentou o caso em sua conta oficial no Facebook. “D. Pedro II se encontrou duas vezes com a rainha Vitoria na viagem que fez a Londres em junho de 1871”.

Com apenas 45 anos naquela época (apesar de, nas anotações da rainha britânica, constar erroneamente que ele tinha 44), ele surpreendeu Vitória, que o achou, apesar de bonito e simpático, muito envelhecido e grisalho para sua idade.

Segundo Laurentino, essas foram as palavras de Vitória em seu diário pessoal (traduzidos do original em inglês): “Muito alto, largo e robusto, um homem bonito, mas muito grisalho, embora com apenas 44 anos… O Imperador anda por toda parte e vê tudo, mas não vai para dentro da sociedade. Ele levanta 5 e já sai às 6”.

Dom Pedro II, durante seu governo, realizou diversas viagens ao redor do mundo, conhecendo diversos líderes mundiais diferentes em seus momentos de pausa da vida pública (característica, inclusive, que foi criticada pela população, que não via sentido em um monarca usar dinheiro da Casa Real para viajar no lugar de governar). Reconhecido e admirado em diversos locais por onde passou, Pedro era tido como um líder amigável.


+Saiba mais sobre essas figuras pelas obras abaixo: 

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) — https://amzn.to/2NMzKJP

D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho (2007) - https://amzn.to/34pqCR3

Rainha Vitória, de Lytton Strachey (2016) - https://amzn.to/3bkK59h

As Barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwarcz (1998) - https://amzn.to/2OU5L1P

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W