Matérias » Personagens

Encontro de dinastias: a reação inesperada da Rainha Vitória ao conhecer Dom Pedro II

Em 1871, dois dos principais e mais longevos monarcas do mundo se encontraram, no entanto, a monarca foi surpreendida com uma das características do brasileiro

André Nogueira Publicado em 07/03/2020, às 08h00

Dom Pedro II e Rainha Vitória em pinturas oficiais
Dom Pedro II e Rainha Vitória em pinturas oficiais - Wikimedia Commons

Entre os líderes monárquicos do século 19, poucos se prestigiaram e governaram mais que o Imperador do Brasil, dom Pedro II, e a Rainha da Inglaterra, Vitória. As duas figuras icônicas foram mandatários de seus países por décadas se encontraram em duas ocasiões.

Os encontros ocorreram em uma das jornadas do monarca brasileiro pelo mundo, segundo constata o jornalista histórico Laurentino Gomes, que comentou o caso em sua conta oficial no Facebook. “D. Pedro II se encontrou duas vezes com a rainha Vitoria na viagem que fez a Londres em junho de 1871”.

Com apenas 45 anos naquela época (apesar de, nas anotações da rainha britânica, constar erroneamente que ele tinha 44), ele surpreendeu Vitória, que o achou, apesar de bonito e simpático, muito envelhecido e grisalho para sua idade.

Dom Pedro II viajou para muitos lugares da Europa / Crédito: Domínio Público

 

Segundo Laurentino, essas foram as palavras de Vitória em seu diário pessoal (traduzidos do original em inglês): “Muito alto, largo e robusto, um homem bonito, mas muito grisalho, embora com apenas 44 anos… O Imperador anda por toda parte e vê tudo, mas não vai para dentro da sociedade. Ele levanta 5 e já sai às 6”.

Dom Pedro, durante seu governo, realizou diversas viagens ao redor do mundo, conhecendo diversos líderes mundiais diferentes em seus momentos de pausa da vida pública (característica, inclusive, que foi criticada pela população, que não via sentido em um monarca usar dinheiro da Casa Real para viajar no lugar de governar). Reconhecido e admirado em diversos locais por onde passou, Pedro era tido como um líder amigável.


+Saiba mais sobre essas figuras pelas obras abaixo: 

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) — https://amzn.to/2NMzKJP

D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho  (2007) - https://amzn.to/34pqCR3

Rainha Vitória, Lytton Strachey (2016) - https://amzn.to/3bkK59h

As Barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwarcz (1998) - https://amzn.to/2OU5L1P

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.