Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Japão

Entenda como eram as antigas armaduras samurais

Conheça algumas peculiaridades sobre os equipamentos dos grandes guerreiros japoneses

Revisão: Penélope Coelho Publicado em 20/10/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Samurais usando armaduras - Wikimedia Commons
Samurais usando armaduras - Wikimedia Commons

Os samurais eram militares profissionais que serviam a nobreza. Até o século 13, se destacavam como arqueiros ou na cavalaria. Mas depois ganharam a imagem que conservam ainda hoje: a de espadachins, com suas inseparáveis katanas.

Seguiam o bushido, uma série de normas morais baseadas no confucionismo, no zen-budismo e no xintoísmo. No século 16, envolveram-se em guerras civis que só terminaram com a ascensão ao trono japonês de Tokugawa Ieyasu, um deles – à época, os samurais representavam quase 10% da população.

A seguir explicamos como eram os antigos equipamentos utilizados por samurais.

1.Wakizashi

A espada curta era usada no combate corpo a corpo, quando o guerreiro perdia ou dispensava a katana. Ficava na barriga.

Espada Wakizashi do período Edo / Crédito: Wikimedia Commons

2. Armadura 

A clássica é chamada de haramaki e permaneceu com a mesma forma durante séculos. Usa couro e metal em placas sobrepostas e amarradas umas às outras.

Imagem de um samurai vestindo sua armadura / Crédito: Wikimedia Commons

3. Golpe Baixo

O samurai usava uma série de placas para se proteger de golpes abaixo da cintura. As placas em forma de caixa eram chamadas de kusazuri. 

Fotografia do equipamento Kusazuri / Crédito: Wikimedia Commons

4. Colchão

O interior da roupa era acolchoado. Servia para absorver os golpes e evitar o aparecimento de ondas de choque capazes de romper órgãos internos.


5. Elmo e máscara 

Feitos com placas de aço ou couro, com base para proteger o pescoço, os elmos costumavam ser ornamentados com o nome do clã. Pouco conhecidas, as máscaras, ou mesmo, podiam ter um bigode e até dentes falsos – o que dava ao dono uma expressão feroz nas batalhas.


6.Ombros, coxas e Katana 

Os guerreiros usavam guardas largas para os ombros e coxas. Já, as Katanas eram a espada símbolo do samurai era feita de aço maleável e resistente. Curva e grande, ficava na cintura do militar.

Antiga Katana japonesa / Crédito:  Wikimedia Commons

7. Arco

Ainda que a espada fosse a arma preferida, um samurai também atirava flechas. Usava uma caixa como aljava e o arco era feito de madeira e bambu.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Cultura japonesa 7: A Era Meiji: os samurais assumiram o papel central na revolução que sacudiu o Japão feudalm, de Masayuki Fukasawa, Masaomi IseYoshiyasu Irimajiri (2018) - https://amzn.to/33ArpOi

Samurai, de Shusako Endo (2017) - https://amzn.to/2BnhJKV

O Guerreiro do Japão: O Treino e os Exercícios do Samurai, de F. J. Norman - https://amzn.to/31x8dQd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du