Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

Entenda o caso do misterioso líquido encontrado em um pote de 2 mil anos na China

A descoberta feita em maio deste ano gerou curiosidade no público por guardar ao menos 3 litros de uma bebida desconhecida, que foi identificada apenas na última semana

Isabela Barreiros Publicado em 27/09/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do pote de bronze e detalhe do cisne esculpido - Divulgação/Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia
Foto do pote de bronze e detalhe do cisne esculpido - Divulgação/Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia

No dia 25 de maio deste ano, a Aventuras na História noticiou que arqueólogos haviam encontrado um frasco misterioso, em formato de cisne, durante escavações na cidade de Sanmenxia, no centro da China. Mais especificamente, o objeto curioso foi descoberto dentro de em uma tumba antiga, na província de Honã.

Na época, a impressionante descoberta arqueológica causou polêmicas e curiosidade entre muitas pessoas ao redor do mundo. Isso aconteceu principalmente porque foi observado que o raro pote feito de bronze guardava pelo menos três litros de um líquido que permaneceu como um mistério durante todos esses meses.

Agora, uma pesquisa mais aprofundada conseguiu resolver ao menos parte desse enigma. Segundo informações publicadas pelo site The People's Daily, divulgadas na última sexta-feira, 18, especialistas finalmente identificaram o que, de fato, estava dentro do frasco.

Crédito: Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia 

O estudo realizado pelo Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia revelou que o líquido misterioso, na verdade, era um um álcool. Acredita-se que ele seja semelhante a um licor medicinal descrito em um antigo livro medicina, que foi descoberto nas tumbas de Tumbas de Mawangdui e escrito provavelmente durante a Dinastia Han.

O arqueólogo Li Yongta afirmou, conforme noticiado pelo jornal britânico Daily Mail: “O relatório do teste do líquido mostra que a panela pode ser um recipiente para beber e a bebida pode ser derramada de um pequeno orifício no topo". Ele explicou ainda que a bebida, considerada uma espécie de “vinho medicinal”, servia para estancar sangramentos e reduzir inflamações. 

“Em primeiro lugar, o local do enterro fica a cerca de quatro metros de profundidade no subsolo. As atividades humanas atuais mal perturbaram a tumba o mais importante é o design especial do gargalo curvo da panela que evitou que o líquido evaporasse e o preservou até agora”, explicou Yan Fei, diretor do Instituto Sanmenxia. 

Em análises preliminares, os pesquisadores identificaram que o artefato tinha pelo menos 2 mil anos de idade. É possível que o objeto seja do mesmo período da tumba em que ele foi encontrado, sendo desenvolvido e usado durante os anos entre a virada das dinastias Qin e Han.

Objetos encontrados na tumba / Crédito: Divulgação/CCTV

Também no túmulo antigo, que provavelmente pertenceu a um funcionário chinês de baixo escalão com algum título honroso, arqueólogos descobriram um capacete e uma bacia também de bronze e espadas de ferro e jade. Li disse ainda que “também havia espelhos de bronze e acessórios de bronze”.

É provável que o indivíduo enterrado no local tenha sido do sexo masculino e tido 1,8 metros de altura. No entanto, não é possível saber mais sobre a pessoa devido ao péssimo estado de conservação do esqueleto descoberto no local. 

Segundo Yang Yimin, professor do Departamento de Arqueologia e Antropologia, novos testes serão realizados no líquido encontrado dentro do pote para entender os ingredientes que foram usados para a sua fabricação.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W