Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Bule chinês do século 18 é vendido por quase R$ 3 milhões em leilão

O objeto foi encontrado em uma garagem na Inglaterra e pode ter sido usado no palácio do imperador Qianlong

Isabela Barreiros Publicado em 24/09/2020, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do pequeno bule chinês do século 18 - Divulgação / Mark Laban / Hansons
Imagem do pequeno bule chinês do século 18 - Divulgação / Mark Laban / Hansons

Segundo a BBC, um bule chinês muito antigo e raro foi vendido por £ 390k, o que dá por volta de 2.748 milhões de reais, em um leilão que ocorreu hoje. O artefato havia sido encontrado na garagem da casa de um operário de construção, de 51 anos, no condado de Derbyshire, Inglaterra.

De acordo com avaliadores, o item de 8,5 centímetros de altura pode datar do século 18 e ter sido  usado como uma jarra de vinho no palácio do imperador Qianlong, na China. Considerada uma descoberta rara e impressionante, o valor obtido com a peça ainda foi surpreendente.

Os organizadores do leilão acreditavam que o bule chegaria a alcançar um preço entre £ 20.000 e £ 40.000, mas ele chegou a muito mais que isso, conforme informou a casa de leilões Hansons.

O homem responsável pela descoberta encontrou o item enquanto arrumava e limpava a sua garagem, devido ao maior tempo em casa causado pelo isolamento social na região. Durante muito tempo, o bule ficou em uma caixa escondida.

Segundo o operário de construção, seu avô trouxe o artefato da China, após passar um período no país durante a Segunda Guerra Mundial. O proprietário da Hansons Auctioneers, Charles Hanson, disse: “É realmente surpreendente encontrar uma jarra de vinho do imperador em uma casa em Derbyshire”.