Matérias » Curiosidades

Escondido em toda parte: O homem que herdou uma casa e encontrou um tesouro milionário

Em 2016, um francês recebeu a propriedade de um parente falecido e se deparou com uma enorme quantidade de moedas e barras de ouro

Alana Sousa Publicado em 28/01/2021, às 07h00

Parte do tesouro encontrado por acaso
Parte do tesouro encontrado por acaso - Divulgação

Ao herdar uma casa de família, um homem (que não foi identificado) jamais poderia imaginar que estaria recebendo muito mais que um imóvel antigo. Ao se dar conta de que a casa que passara entre gerações de sua linhagem estava agora em suas mãos, o francês, que vivia na região da Normandia, contratou uma empresa para conseguir leiloar a propriedade no norte do país.

Um desses especialistas que visitou a residência foi Nicolás Fierfort. Logo o leiloeiro começou a inspecionar os móveis do local, que ficava na cidade de Evreux; para a surpresa dele e do dono da casa, uma impressionante quantidade de ouro foi encontrada escondida entre as mobílias.

Imagem meramente ilustrativa da cidade de Evreux, na França / Crédito: Wikimedia Commons

 

O herdeiro do imóvel passou então a procurar em todos os itens espalhados pelo casarão. Atônito, o homem se deparou com um tesouro avaliado em milhões, mas ele não sabia de onde aquela relíquia tinha vindo.

“Havia cinco mil moedas de ouro, duas barras de 12 quilos e 37 lingotes de um quilo”, revelou Fierfort em entrevista à agência de notícias AFP, em novembro de 2016. Comentando sobre a localização dos artefatos, o leiloeiro disse que estavam “extremamente bem escondidos por toda parte”.

Existia uma caixa parafusada em um móvel repleta de moedas de ouro, e ainda outras em meio às garrafas de uísque — o que aparentava ser uma espécie de esconderijo secreto em plena vista. Sapatos, paredes falsas, assoalhos, mesas, tudo estava recheado de riquezas. Todavia, foi no jardim que a maior parte do tesouro foi desenterrada: uma gigante pilha de barras douradas.

Parte do tesouro encontrado em casa na França / Crédito: Divulgação

 

Entre um misto de felicidade e espanto, o francês, que preferiu manter sua identidade em sigilo como forma de segurança, contratou um advogado. Ainda havia a possibilidade daquela fortuna não ser de sua família, por isso, a busca por documentos que comprovassem a autenticidade da compra foi essencial.

Parecia um sonho, rapidamente os papéis que provaram que seus antepassados haviam adquirido o ouro durante as décadas de 1950 e 1960 foram localizados. Uma análise inicial avaliou a descoberta em 3,5 milhões de euros (na conversão atual de 2021, seria algo em torno de 22 milhões de reais).

De um dia para o outro, o herdeiro de um imóvel de custo médio se tornou um milionário. Tudo parecia ter acabado da melhor forma, ele havia retirado a ‘casa da sorte’ do leilão; já não existia razão em vender o imóvel que lhe trouxe tanta felicidade — mas tudo estava prestes a mudar.

Um detalhe crucial

Apesar de toda alegria e aparente fortúnio, um detalhe que poderia transformar toda aquela situação quase passou despercebido. De acordo com as informações do jornal local La Dépêche, de 2016, o proprietário não tinha tantas razões assim para comemorar.

Moedas e um lingote de ouro / Crédito: Divulgação

 

Segundo uma antiga lei da França, os impostos sobre heranças podem chegar a 45%, fazendo com que o homem apenas recebesse metade de toda aquela fortuna encontrada na casa. O caso ainda fica mais grave se levarmos em conta algumas outras dívidas que o europeu também herdou.

Considerando que o dono do ouro não declarou os impostos, o francês deverá pagar uma grande quantia referente aos três últimos anos de vida do parente falecido, pois, o finado não havia apresentado seus bens para a justiça.

Por fim, a descoberta não era um presente divino como parecia ser. A burocracia levou a maior parte do achado excepcional, fazendo com que os momentos de alegria virassem apenas meras lembranças.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Os Caçadores do Tesouro Fabuloso, João Carlos Davison (e-book) - https://amzn.to/3osTYHf

Tesouros do Morro do Castelo: Mistério e história nos subterrâneos do Rio de Janeiro, Carlos Kessel (e-book) - https://amzn.to/2YmxiOC

A Verdadeira Ilha Do Tesouro, Marcos Juliano Ofenbock (2019) - https://amzn.to/2UWCxDK

Coleção Os Tesouros da Antiguidade (DVD) - https://amzn.to/39mcWuY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W