Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Copa do Qatar

Estádio 974: Brasil vai jogar em estádio que será desmontado após a Copa do Qatar

Feito de contêineres, Qatar anseia que Estádio 947 se torne referência mundial

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/11/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Estádio 947 - Divulgação/ Fifa World Cup Qatar 2022
Imagem do Estádio 947 - Divulgação/ Fifa World Cup Qatar 2022

Haja coração amigo! Estamos exatamente a uma semana da abertura da Copa do Mundo do Qatar 2022. O jogo de estreia ficará entre a seleção mandante contra a equipe do Equador. Os escolhidos de Tite, porém, só entrarão em campo no dia 24 deste mês, às 16 horas, contra a Sérvia. 

Mas o confronto mais inusitado, sem dúvida alguma, será o realizado na segunda rodada. No dia 28 de novembro, às 13 horas, nossos guerreiros de amarelinha entrarão em campo contra a Suíça, mesma adversária que enfrentamos na Copa do Mundo passada — disputada na Rússia. 

Copa do Mundo no Qatar começa em 20 de novembro/ Crédito: Getty Images

Mas você deve estar se perguntando, afinal, o que há de tão curioso assim nessa partida? A resposta é simples, o palco dela. O Estádio 974, que fica no distrito de Ras Abu Aboud, a cerca de 7 quilômetros da capital Doha. 

O estádio diferentão

Antes de ser inaugurado, o Estádio 974 levava o próprio nome do distrito, mas a numeração, por mais aleatória que possa parecer, possui um significado para lá de especial: 974, além do código telefônico internacional do Qatar, também diz respeito a quantidade de contêineres usados para a construção do palco — que receberá sete jogos no torneio. 

Localizado às margens do Golfo, o Estádio 974, com capacidade para 40 mil torcedores,  é uma homenagem ao comércio marítimo do país, fazendo dele um dos mais inusitados de toda a história das Copas do Mundo. Por ele, as grandes caixas de metal usadas para transporte de carga em navios estão à amostra. Sem medo nenhum de escondê-las. 

Detalhes do Estádio 974/ Crédito: Divulgação/ Fifa World Cup Qatar 2022

Um ponto que chama a atenção é sua variedade de cores, bem exóticas, podemos dizer assim. Conforme aponta matéria do Globo Esporte, cada contêiner da mesma cor abriga um mesmo espaço: ou seja, os de cor amarela sempre serão banheiros; enquanto os verdes serão apenas ambulatórios. 

Já as informações sobre as numerações dos assentos estão pintadas pela estrutura, para dar um toque como se você realmente estivesse em um navio. O que prova isso é que não existe uma regularidade entre as paredes, uma sempre está mais para frente, ou outra sempre acaba ficando mais para trás. 

Foram utilizadas 30 mil toneladas de aço para a construção do estádio. O 974 será utilizado até as oitavas de final. Os contêineres são fáceis de transportar, foram fabricados especificamente para serem utilizados aqui”, explica Mohamed Al Atwaan, diretor do estádio, ao GE. 

Ah, e todo contêiner usado no local é numerado de 1 até 974, sendo que o último fica na estrada do estádio, no caminho de quem vem pela linha de metrô. Nele, aliás, aponta o UOL, está escrito uma mensagem de boas-vindas em 13 idiomas diferentes. É o espaço favorito dos torcedores tirarem fotos. 

A infraestrutura e o futuro do 974

Neste ano, como todos sabem, a Copa do Qatar será disputada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, devido as altas temperaturas que o país enfrenta no meio do ano — quando o torneio é comumente jogado, entre junho e julho. 

Mas os visitantes do Estádio 974 não precisaram temer passarem calor por lá. Apesar de um sistema de refrigeração ‘menos complexo’, ele ainda assim é bem fresquinho graças a brisa natural do vento. 

E o estádio nos permite ter ventilação natural, porque, na Copa, já será inverno”, reitera Al Atwaan

O Estádio 974 demorou quatro anos para ser totalmente finalizado, contando desde o período de projeto até ele estar finalizado e pronto para jogo. Após a Copa, porém, ele será totalmente desmontando em questão de semanas. Segundo o UOL, isso acontecerá, pois o país tem uma preocupação enorme em não deixar os chamados elefantes-brancos. 

"É o meu estádio preferido. Foi um desafio construí-lo. É um projeto muito interessante e divertido. O problema é que quando demolir o estádio, vamos ter muito lixo, mas grande parte é reciclável”, aponta, ao GE, Talar Sahsuvaroglu, especialista em temas de sustentabilidade e ambientais do comitê organizador

A promessa, porém, é que seus assentos, teto e outros componentes sejam reutilizados em parques populares, ou até mesmo cedidos para outros países. O Qatar anseia que o 974 se torne uma referência mundial em quesito estádio sustentável. 

“Fizemos de tudo para diminuir a emissão de gás carbônico. Foram utilizados carros elétricos nas construções. Outro desafio foi a produção e o consumo de plástico natural. Tentamos minimizar, não usaremos embalagens de plástico”, completou Sahsuvaroglu.

Além de Brasil x Suíça, o Estádio 974 ainda será palco de México x Polônia (22/11, às 13h); Portugal x Gana (24/11, às 13h); França x Dinamarca (26/11, às 13h); Polônia x Argentina (30/11, às 16h); Sérvia x Suíça (02/12, às 16h); e de um jogo das oitavas de final entre o primeiro colocado do Grupo G x o segundo do grupo H (05/12, às 16h).