Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crime

A Garota da Polaroid: Mistério de 35 anos pode estar perto de ser resolvido

Recentemente, investigadores de caso ocorrido nos EUA afirmaram estar prestes a prender os suspeitos

Ingredi Brunato Publicado em 30/06/2023, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Tara Calico - Arquivo pessoal
Fotografia de Tara Calico - Arquivo pessoal

Em uma tarde de setembro 1988, a jovem Tara Calico, que tinha apenas 19 anos, saiu de casa de bicicleta para jogar tênis, porém nunca retornou e nunca foi encontrada. O caso, que ocorreu no estado norte-americano do Novo México, permanece sem solução até hoje. 

Recentemente, no entanto, os detetives que reabriram a investigação em 2020 afirmaram à imprensa dos EUA que finalmente conseguiram reunir evidências suficientes para acusar e prender os suspeitos — cuja identidade ainda não foi divulgada. 

“A polícia acredita ter identificado os criminosos associados ao desaparecimento de Tara Calico. Estamos agora tentando acusá-los e prendê-los", disse o tenente Joseph Rowland, que lidera o caso no condado de Valencia (Novo México, EUA) ao The Sun. "Minha crença de que este caso é solucionável vem da grande quantidade de pessoas que falaram sobre isso ao longo dos anos", disse ele. As autoridades, entretanto, não acreditam que ela esteja viva.

Garota da Polaroid

Muitas crianças e adolescentes somem sem deixar vestígios no território estadunidense todos os anos, e Tara Calico poderia ter sido mais uma dessas vítimas anônimas se não fosse por uma fotoPolaroid encontrada caída em um estacionamento da Flórida em 1989, dez meses após seu desaparecimento

A Polaroid encontrada / Crédito: Divulgação/ FBI 

A fotografia, que foi encontrada por uma mulher na vaga onde antes estava estacionada uma van branca sem janelas da Toyota, mostrava uma cena perturbadora: uma jovem e um menino pequeno amarrados e amordaçados na parte de trás de um veículo enquanto olhavam para a lente da câmera com expressões desoladas. 

A imagem perturbadora imediatamente ganhou as manchetes dos Estados Unidos, com várias pessoas através do país buscando identificar quem eram as vítimas do sequestro. 

A família de Tara, ao se deparar com a foto, não pôde deixar de notar a semelhança da adolescente retratada com sua filha desaparecida, de forma que a Polaroid acabou sendo conectada com a garota. 

Sua mãe, em particular, estava convencida de que aquele era um registro da menina que trouxe ao mundo. Infelizmente, a investigação passou décadas estagnada, e a mulher faleceu em 2006 ainda sem ter respostas a respeito do paradeiro da filha. 

Outra teoria

Não existe confirmação, no entanto, se a jovem que aparece na fotografia realmente é Calico. Joseph Rowland também revelou que o FBI confirmou que Tara não é a jovem mostrada na imagem. Já Melinda Esquibel, uma detetive amadora que apresenta um podcast de true crime, também não acredita que ela seja a garota da imagem.

Em sua juventude, Melinda havia estudado na mesma sala da moça, e passou vários anos buscando pistas a respeito da ex-colega. Com este fim, ela entrevistou centenas de pessoas que moravam na região do desaparecimento de Tara. 

Fotografias de Tara Calico / Crédito: Divulgação/ FBI

Sua conclusão, conforme repercutido pelo The Sun, é de que sua amiga não foi sequestrada, e sim morta naquele mesmo dia em que sumiu, com seu corpo provavelmente tendo sido enterrado a no máximo 32 quilômetros do caminho feito por ela naquela tarde de 1988. 

Para Melinda, os responsáveis pelo assassinato de Calico seriam um grupo de garotos que a atacaram após serem rejeitados romanticamente.

Sinto que eu e minha equipe resolvemos o caso, mas não sou a autoridade e não há muito que eu possa fazer sobre as prisões. Portanto, tenho que deixar isso para eles", comentou ela ao The Sun. 

Dito isto, a apresentadora de podcast não nega a semelhança da garota da Polaroid com a adolescente com quem estudou: 

"Eu ainda olho para a foto e parece exatamente com ela – é exatamente como ela. Mas não faz sentido. Realmente não faz sentido", apontou ainda, segundo repercutido pela People. 

Atualização

Neste último mês de junho de 2023, o Gabinete do Xerife do Condado de Valencia, onde Tara morava quando sumiu, anunciou que foram feitos "progressos substanciais" na apuração do caso, e que os suspeitos em breve serão presos.