Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Muro de Berlim

Há 60 anos, o jovem Peter Fechter era morto a tiros ao tentar pular o Muro de Berlim

A morte de Peter Fechter causou grandes protestos que demandaram proteção sobre o Muro de Berlim

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/08/2022, às 17h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cruz erguida em homenagem a Peter Fechter, uma das primeiras vítimas do Muro de Berlim - Foto por Blunt. pelo Wikimedia Commons
Cruz erguida em homenagem a Peter Fechter, uma das primeiras vítimas do Muro de Berlim - Foto por Blunt. pelo Wikimedia Commons

No dia 17 de agosto de 1962, o jovem pedreiro Peter Fechter, de 18 anos, foi morto a fuzilamento enquanto tentava saltar o Muro de Berlim, com objetivo de fugir para a Berlim Ocidental. O acontecimento chocou a população na época, e faz dele provavelmente a vítima mais conhecida do período em que a Alemanha era dividida entre comunistas e capitalistas.

O Muro de Berlim foi uma barreira física construída pela Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental. O período foi marcado por uma intensa disputa global entre as nações comunistas e as capitalistas — representadas especialmente pela URSS e os Estados Unidos, respectivamente —, e influência no imaginário coletivo de disputas entre os dois países até os dias de hoje.

Ocidente vs Oriente

Na época, a Alemanha Oriental seria a parcela comunista do país, aliada à URSS, enquanto a Ocidental seria a aliada dos Estados Unidos. Como muitas pessoas costumavam sair da parte comunista em direção à capitalista, em busca de novas oportunidades de vida, em 1961 o Muro de Berlim foi erguido pelos aliados da URSS.

A barreira existia há apenas um ano quando, em 1962, o jovem pedreiro Peter Fechter e um amigo tentaram fugir para a parte capitalista e apenas o segundo conseguiu completar a travessia. Fechter foi fuzilado por soldados alemães-orientais, dentro da chamada "faixa da morte", sem que os soldados estadunidenses pudessem socorrê-lo.

O principal objetivo de Peter com a tentativa de atravessar o Muro sequer era relacionado a uma busca por melhores condições de vida: ele apenas queria encontrar sua irmã, que tinha visto pela última vez antes da construção da divisa. Foi então no dia 17 de agosto que ele e um amigo decidiram atravessar a barreira: conseguiram saltar a primeira cerca de arame farpado sem serem notados, mas foram descobertos nos metros finais até o Muro, de forma que Fechter foi alvejado.

Peter Fechter, jovem morto enquanto tentava atravessar o Muro de Barlim em 1962
Peter Fechter, jovem morto enquanto tentava atravessar o Muro de Berlim em 1962 / Foto por Mdd pelo Wikimedia Commons

Morte acompanhada pela população

Centenas de berlinenses-ocidentais estavam por perto do local quando o evento aconteceu, e imploraram para que os guardas estadunidenses da fronteira socorressem o jovem que estava gravemente ferido, com tiros na barriga e nas costas, mas ainda vivo. No entanto, ninguém fez nada, visto que os soldados norte-americanos não podiam intervir, e os guardas alemães-orientais esperavam uma ordem superior.

Estojos de primeiros-socorros foram jogados por cima do muro para que o jovem pudesse utilizar, mas chegaram tarde demais. Naquele mesmo dia, por volta das 15h, ele foi recolhido já morto e levado para um hospital militar, como informado pela Deutsche Welle.

Revoltas

No dia que se seguiu à morte de Peter Fechter, que tentava atravessar o Muro de Berlim para o lado capitalista, milhares de pessoas foram às ruas da Berlim Ocidental, indignadas, protestar frente ao acontecimento. A polícia alemã-oriental, por sua vez, revidou usando bombas de gás lacrimogênio.

Assim, na época repetiu-se uma cena que havia sido visto anteriormente só logo após a construção do Muro: a construção precisou ser protegida pela polícia do lado ocidental. O Muro de Berlim, por fim, só foi demolido em 1989, após a desintegração do bloco de nações socialistas do leste europeu.

Fotografia tirada do Muro de Berlim em 1986
Fotografia tirada do Muro de Berlim em 1986 / Foto por Noir pelo Wikimedia Commons


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.