Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / He Gassen

He Gassen: O pergaminho japonês que mostra um 'concurso' de pum

Pergaminho do Período Edo mostra uma épica e brutal batalha de pum; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/01/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de brutal disputa de pum em pergaminho - Reprodução/Universidade de Waseda
Cena de brutal disputa de pum em pergaminho - Reprodução/Universidade de Waseda

Quando se pensa no Japão feudal e em seus antigos contos, a maioria das pessoas — em especial aquelas que gostam de consumir cultura pop e história asiática — logo pensa em samurais, ninjas, isso sem mencionar seres folclóricos, como yokais e as lendas com kitsunes, raposas mágicas. No entanto, pensando nos registros reais, também existe uma riqueza cultural enorme na literatura japonesa, sendo eles grandes entusiastas de histórias ilustradas em pergaminhos.

Porém, um curioso pergaminho do século 19 — mais precisamente, sob uma perspectiva da história japonesa, do Período Edo (de 1603 a 1868) —, digitalizado pela Universidade de Waseda, localizada em Tóquio, não revela nada do que foi mencionado anteriormente. Sem qualquer história com samurais ou lendas e criaturas espirituais, ele narra uma épica, brutal e longa... batalha de pum.

Imagem de pergaminho do Período Edo com batalha de pum
Imagem de pergaminho do Período Edo com batalha de pum / Crédito: Reprodução/Universidade de Waseda

He Gassen

Conhecido como 'He Gassen', ou 'Concurso de Flatulência' em português, o curioso pergaminho foi desenhado em 1840, sendo uma história narrada majoritariamente por imagens, e não escritos. Ele foi feito no Período Edo, sendo este um momento da história japonesa caracterizado pela desconfiança frente a estrangeiros, além de perseguição a cristãos.

Até a metade do século 17, como conhecemos, eram poucos os países que o Japão aceitava a entrada. Entre eles, estava a China, alguns comerciantes ingleses e a Companhia das Índias Ocidentais, holandesa — mas, ainda assim, só eram aceitos em algumas ilhas do arquipélago japonês, composto por quatro principais e outras milhares menores.

Porém, no século 19 um grupo de navios europeus e americanos, chamados de 'black ships' ('navios negros', em português) chegaram ao território e obrigaram a nação japonesa a abrir suas portas. E é nesse contexto que o 'He Gassen' se encontra: ele tinha o propósito político de resistir à invasão cultural dos estrangeiros sobre as terras nipônicas.

Em palavras simples, o pergaminho (disponível na íntegra clicando aqui) retrata japoneses em uma disputa com estrangeiros. Curiosamente, a metáfora utilizada aqui foi um combate de flatulências, com puns tão fortes, fedorentos e criativos que acabaram levando os visitantes para longe — apenas uma forma de evidenciar como a nação não os queria ali.

Ilustrações

Por mais que o 'He Gassen' seja uma história simples e curta, o pergaminho é recheado com ilustrações memoráveis, que arrancam riso de qualquer um que o lê. Por exemplo, aprendemos que é possível impedir o mau-cheiro de um pum com o simples uso de leques:

Cena do combate de puns
Cena do combate de puns / Crédito: Reprodução/Universidade de Waseda

Mas sempre dê preferência para leques, ventiladores, qualquer instrumento que lhe permita usar o vento a seu favor. Uma porta um uma tábua podem lhe render um olho roxo...

Ilustração de 'He Gassen' / Crédito: Reprodução/Universidade de Waseda

Nem mesmo o cavalo se safou de receber uma dessas 'bombas de gás'!

Ilustração com cavalo sendo atingido / Crédito: Reprodução/Universidade de Waseda

... e nem o gatinho.

Gato sendo afastado com um pum em 'He Gassen' / Crédito: Reprodução/Universidade de Waseda

Por fim, é importante ressaltar: as mulheres também faziam isso, e ainda por cima afastando o inimigo para longe!

Mulheres afastando homem com puns / Crédito: Reprodução/Universidade de Waseda

*Com informações da SuperInteressante.