Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Há 73 anos, Gandhi era brutalmente assassinado na Índia

Neste dia, em 1948, o líder caiu em desgraça ao se deparar com um ex-seguidor

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/01/2021, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mahatma Gandhi - Getty Images
Mahatma Gandhi - Getty Images

Mahatma Gandhi foi uma das figuras mais notáveis na história da humanidade. Muitas vezes controverso, ele defendia a liberdade por meio da não-violência, de modo que, após sua morte, passou a ser considerado o "Pai da Nação Indiana".

Contudo, o grande líder caiu em desgraça ao ser assassinado pelo nacionalista hindu Nathuram Godse, um 'ex-seguidor'. 

Trajetória do líder

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na cidade de Porbandar, na Índia. Casou-se aos 13 anos com Kasturbai, que também tinha a mesma idade. Cinco anos depois, foi para a Inglaterra estudar Direito.

O líder indiano Mahatma Gandhi / Crédito: Getty Images

Contudo, a virada em sua vida se deu em 1893, quando Mahatma Gandhi foi chamado à África do Sul para defender uma empresa indiana num processo jurídico.

Percebeu durante a viagem de trem que o racismo por parte dos ingleses contra não brancos era tão forte como ocorria na Índia, uma vez que os países eram colônias britânicas.  Na ocasião, o líder foi jogado para fora do transporte por se recusar a sair da primeira classe, exclusiva para brancos.

Com o tempo voltou-se à vida espiritual e política, lutando contra inúmeras injustiças sociais. Assim, em 1906, já pai de quatro filhos, Gandhi fez um voto celibatário com a finalidade de promover o autoconhecimento e a aproximação de Deus.

Nessa época, o indiano criou a doutrina do satyagraha (força da verdade), a qual tinha como base se recusar a seguir leis injustas a partir da desobediência civil, mas sempre por meio da não-violência.

Mahatma Gandhi / Crédito: Getty Images

No entanto, segundo a escritora e ativista indiana Arundhati Roy, “a doutrina da não violência de Gandhi camuflou a ideia da aceitação de uma das formas mais brutais de hierarquia social: a casta”.

E prosseguiu: “O maior equívoco que existe é que Gandhi lutou contra o sistema de castas. Isso não é verdade. Ele sempre disse que era o ponto mais genial de toda a civilização hindu”. O apoio de Mahatma ao sistema de castas é, certamente, uma das maiores polêmicas a ele relacionadas.

A morte 

No dia 30 de janeiro de 1948, Mahatma Gandhi subia as escadas da mansão Casa Birla, em Nova Delhi, onde estava hospedado. Eram 17h, quando ele se deparou com o último degrau e caminhou em direção a um pátio da residência.

Entretanto, o que ninguém imaginava era que um ex-seguidor chamado Nathuram Godse dispararia três tiros contra o líder, acertando-o no peito.

A morte de Gandhi abalou a muitas pessoas / Crédito: Getty Images

O assassino não concordava com parte das ideias políticas de Gandhi, o que teria motivado o crime. A principal dessas ideias que desagradavam a Godse era o compromisso que Mahatma tinha de reconciliar a paz entre hindus e muçulmanos, apoiando o envio de recursos para que os paquistaneses resistissem durante a primeira disputa pela Caxemira. 

Gandhi acabou morrendo logo depois em seu quarto, que mais tarde se tornaria um monumento em sua homenagem. Ele foi cremado e parte de suas cinzas foi depositada no rio Ganges.

Assim, o líder foi transformado numa lenda, uma espécie de mártir para seus seguidores, sendo até hoje lembrado de seus feitos.


+ Saiba mais sobre a vida e o pensamento de Gandhi por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. GANDHI: Minhas experiências com a verdade - Autobiografia, de Mohandas Gandhi -https://amzn.to/2BmAPB0

2. Gandhi. Uma Biografia em Mangá, de Kazuki Ebine - https://amzn.to/2VTH7RR

3. Mahatma Gandhi: O apóstolo da não violência, de Humberto Rohden- https://amzn.to/32rCHEc

4. A sabedoria de Gandhi, de Homer A. Jack https://amzn.to/33EZ1ug

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W