Matérias » Personagem

Há 93 anos, nascia Fidel Castro, uma das figuras mais polêmicas do século 20

Governando por quase 50 anos a pequena ilha que impressiona o mundo, Castro divide opiniões até os dias atuais

André Nogueira Publicado em 13/08/2019, às 00h00

None
- Reprodução

Fidel Castro (1926-2016) foi um dos mais importantes políticos da América Latina do século 20, conhecido por comandar Cuba como ditador do país durante os anos de implantação do sistema socialista e o alinhamento da ilha ao bloco soviético.

Conheça 15 curiosidades sobre o político:

1. Fidel é considerado o 3º líder mundial que por mais tempo governou, completando 47 anos em função. Ele só perde para a Rainha Elizabeth II da Inglaterra e o rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia.

2. Fidel Castro sobreviveu ao mandato de 10 presidentes estadunidenses.

3. O cubano teve 9 filhos com 5 mulheres diferentes.

Fidel Castro Díaz-Balart, um dos filhos de Fidel / Crédito: Reprodução

 

4. Ele era filho de um imigrante galego chamado Angel Castro Arguiz, que mudou para Cuba em 1899.

5. Castro veio de uma família bastante rica, formada por proprietários de terra e produtores de açúcar de Birán, em Cuba.

6. O líder era um dos mais procurados pela Inteligência norte-americana. Fidel sobreviveu a mais de 634 tentativas de assassinato durante a vida. Os americanos tentaram de tudo: tiros, mercenários, explosões e envenenamento.

Crédito: Reprodução

 

7. Mas não foram só os estadunidenses que tentaram diminuir o ditador. O Serviço Secreto cubano também protagonizou tentativas de ridicularizar a imagem de Fidel Castro e fazê-lo perder prestígio. Os relatos apontam tentativas de contaminação com LSD para fazê-lo perder a compostura, sabotagens intencionais de discursos, e até intoxicação com substâncias que faziam o político perder cabelos.

8. Fidel entrou para o livro Guinness dos Recordes mundiais por ter feito o discurso mais longo da história da ONU. O discurso durou 4 horas e 29 minutos.

9. Porém, seu discurso mais longo em vida aconteceu na ilha de Cuba, durante o III Congresso do Partido Comunista, ocorrido em 1986, em que o presidente falou por seguidas 7 horas e 10 minutos.

Crédito: Reprodução

 

10. Fidel teve sua fortuna pessoal avaliada em cerca de 900 milhões de dólares pela revista Forbes.

11. Quando Fidel estava na Faculdade de Direito, ele era um importante destaque nacional como jogador de baseball. Ele era considerado um dos melhores arremessadores de seu tempo, além de se divertir na caça submarina, na cozinha e na leitura.

12. Apesar da fama de charuteiro, Fidel teve que largar seus favoritos charutos de Havana, famosos no mundo inteiro, em 1985 por motivos de saúde.

Crédito: Reprodução

 

13. A famosa barba do comandante foi deixada para crescer desde o período revolucionário e, desde então, não foi aparada. Isso porque, segundo Fidel, seriam necessários 15 minutos para conseguir fazer toda a barba. De acordo com ele, havia coisas mais úteis a fazer com esse tempo do que reparar no crescimento da própria barba.

14. O livro favorito de Fidel Castro era o famoso Por quem os Sinos Dobram, do escritor Ernest Hemingway, romance ambientado na Guerra Civil Espanhola.

15. Fidel Castro já foi inspiração para diversos jogos e programas de televisão. A missão inicial do jogo Call of Duty tem como objetivo matar o líder cubano, que também aparece em diversos desenhos como Os Simpsons e South Park.