Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Polêmico líder cubano: Há 96 anos, nascia Fidel Castro

Conheça algumas curiosidades sobre o nacionalista que divide opiniões até os dias atuais

Redação Publicado em 13/08/2019, às 00h00 - Atualizado em 12/08/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia retrata o líder cubano Fidel Castro fumando um charuto - Getty Images
Fotografia retrata o líder cubano Fidel Castro fumando um charuto - Getty Images

Fidel Castro (1926-2016) foi um dos mais importantes políticos da América Latina do século 20, conhecido por comandar Cuba como ditador do país durante os anos de implantação do sistema socialista e o alinhamento da ilha ao bloco soviético.

Conheça algumas curiosidades sobre o político:

1.Fidel é considerado o 3º líder mundial que por mais tempo governou, completando 47 anos em função. Ele só perde para a Rainha Elizabeth II da Inglaterra e o rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia.

2.Fidel Castro sobreviveu ao mandato de 10 presidentes estadunidenses.

3. O cubano teve 9 filhos com 5 mulheres diferentes.

4. Ele era filho de um imigrante galego chamado Angel Castro Arguiz, que mudou para Cuba em 1899.

5. O líder era um dos mais procurados pela Inteligência norte-americana. Fidel sobreviveu a mais de 634 tentativas de assassinato durante a vida. Os americanos tentaram de tudo: tiros, mercenários, explosões e envenenamento.

6.Fidel entrou para o livro Guinness dos Recordes mundiais por ter feito o discurso mais longo da história da ONU. O discurso durou 4 horas e 29 minutos.

7. Porém, seu discurso mais longo em vida aconteceu na ilha de Cuba, durante o III Congresso do Partido Comunista, ocorrido em 1986, em que o presidente falou por seguidas 7 horas e 10 minutos.

8.Fidel teve sua fortuna pessoal avaliada em cerca de 900 milhões de dólares pela revista Forbes.

9. Quando Fidel estava na Faculdade de Direito, ele era um importante destaque nacional como jogador de baseball. Ele era considerado um dos melhores arremessadores de seu tempo, além de se divertir na caça submarina, na cozinha e na leitura.

10. Apesar da fama de charuteiro, Fidel teve que largar seus favoritos charutos de Havana, famosos no mundo inteiro, em 1985 por motivos de saúde.

11. A famosa barba do comandante foi deixada para crescer desde o período revolucionário e, desde então, seguiu o corte. Isso porque, segundo Fidel, seriam necessários 15 minutos para conseguir fazer toda a barba. De acordo com ele, havia coisas mais úteis a fazer com esse tempo do que reparar no crescimento da própria barba.

12. O livro favorito de Fidel Castro era o famoso 'Por quem os Sinos Dobram', do escritor Ernest Hemingway, romance ambientado na Guerra Civil Espanhola.

13.Castro já foi inspiração para diversos jogos e programas de televisão. A missão inicial do jogo Call of Duty tem como objetivo matar o líder cubano, que também aparece em diversos desenhos como Os Simpsons e South Park.


Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicadas diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora mesmo!