Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Gesche Gottfried, o anjo que era um serial killer

Apelidada de anjo pela dedicação com que cuidava os doentes, Gesche os envenenava. A alemã matou 15 pessoas em 14 anos

Vinícius Buono Publicado em 29/12/2019, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gesche Gottfried - Wikimedia Commons
Gesche Gottfried - Wikimedia Commons

Nascida Gesche Margarethe Timm, Gesche Gottfried foi uma alemã residente na cidade de Bremen nos séculos 17 e 18, e mais parece ter sido uma vilã de novela. Em 1831, chegou a ser conhecida como “o Anjo de Bremen”, mas, na verdade, era uma serial killer que matou 15 pessoas na cidade e em Hannover, Alemanha.

Gottfried matava suas vítimas lentamente, envenenando-as com arsênico misturado à gordura de animais — uma prática conhecida como Manteiga de Rato, pois era muito útil na caça aos roedores. Ela ministrava o veneno em pouca quantidade às suas vítimas, o que as adoecia. Gesche, então, cuidava deles e, por isso, recebeu o apelido. O que não sabiam, porém, é que na verdade era assim que ela continuava envenenando-os aos poucos.

Seu primeiro marido, Johann Miltenber, foi o primeiro não só no aspecto matrimonial, como também sua vítima inaugural. Miltenberg era um homem rico, e Gesche se apropriou de seus bens após matá-lo. Daí em diante, ela não parou mais.

Executou os pais e o irmão gêmeo, por quem sentia ressentimentos após ter sido negligenciada na infância, e até as duas próprias filhas, julgando-as como uma ameaça ao seu segundo casamento, dessa vez com Michael Gottfried, de quem pegou o sobrenome. Após alguns anos, livrou-se, também, do boêmio Michael e do filho que teve com ele.

Os problemas financeiros começaram a aparecer e a solução que ela encontrou foi o noivado com outro homem, Paul Zimmerman. Matou-o, novamente por causa de dinheiro e, cada vez mais paranoica e afundada em dívidas, estendeu sua macabra lista de vítimas, adicionando a ela alguns credores e até amigos.

A máscara de boa moça caiu quando um de seus locatários percebeu minúsculos grãos brancos na comida que ela lhe ofereceu e comentou com um médico. Para azar da assassina, este já tinha atendido outras vítimas, e identificou a substância como arsênico. Nesse processo, porém, ela já tinha matado outras duas pessoas e estava em Hannover “cuidando” de outro amigo e credor, que seria sua vítima final.

Gesche Gottfried foi presa em março de 1828, e assim permaneceu por três anos até ser julgada e condenada à decapitação. Sua morte em 1831 foi a última execução pública da cidade de Bremen.


+Saiba mais sobre o tema através das obra abaixo

Lizzie Halliday: Serial Killer (English Edition), John DuMond (e-book)

link - https://amzn.to/2Md6n1V

A Condessa Sangrenta, Alejandra Pizarnik (2011)

link - https://amzn.to/2DowuxU

Arquivos Serial Killers. Made in Brazil e Louco ou Cruel, Ilana Casoy (2017)

link - https://amzn.to/34v1Uii

Lady Killers: Assassinas em Série: As mulheres mais letais da história - Em uma edição igualmente matadora, Tori Telfer (2019)

link - https://amzn.to/2XX79EX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​