Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A insólita trajetória do pênis de Napoleão Bonaparte

Sem descanso final, o órgão desmembrado viajou por muitas mãos através do ocidente

Joseane Pereira Publicado em 14/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Napoleão Bonaparte - Getty Images
Retrato de Napoleão Bonaparte - Getty Images

No ano de 1977, o órgão reprodutor do famoso imperador e líder militar Napoleão Bonaparte foi vendido a um investidor por 3 mil dólares. O pênis desmembrado media pouco menos de quatro centímetros e, curiosamente, cada centímetro foi avaliado em cerca de mil dólares. 

Provavelmente, a única coisa mais estranha do que um pênis avaliado em 3 mil dólares seja o caminho trilhado pelo órgão no mundo ocidental – que durou mais de 50 anos.

LONGA TRAJETÓRIA 

Napoleão faleceu durante seu exílio na ilha de Santa Helena, em 1821, provavelmente vítima de câncer no estômago. Na época, uma autópsia foi feita em seu corpo. Segundo Tony Perrottet, autor de Privados de Napoleão: 2.500 anos de história descompactados, o médico que realizou a autópsia teria retirado o pênis e lhe ofertado a um padre, que o levou para a Córsega. Em 1916, o órgão caiu nas mãos de um colecionador britânico, se tornando uma relíquia pública nos 50 anos subsequentes.

O pênis de Napoleão Bonaparte / Crédito: Divulgação

“O pênis adquiriu um status mítico”, afirma Perrottet. “Estava em uma pequena caixa de couro, congelado pelas temperaturas frias. Ele não foi colocado em formaldeído, o que piorou o desgaste”.

Em 1927, ele foi exposto em Nova York por um negociante de livros raros que o comprara três anos antes.

Finalmente, em 1977, o urologista e professor Lattimer resolveu investir seus 3 mil dólares para acabar com toda aquela notoriedade. Mantendo-o debaixo de sua cama, ele se recusava a mostrar o órgão a qualquer um que pedisse para vê-lo. Em 2007, quando Lattimer faleceu, o curioso artefato foi herdado por sua filha Evan, que o mantém guardado desde então.


Saiba mais sobre Napoleão através das obras abaixo

Napoleão: Uma vida, de Vincent Cronin - https://amzn.to/2WEjwFc

Waterloo: A história de quatro dias, três exércitos e três batalhas, de Bernard Cornwell - https://amzn.to/32c1Ba3 

Rússia contra Napoleão: A batalha pela Europa, de 1807 a 1814, de Dominic Lievin - https://amzn.to/32exuPk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.