Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Àfrica

O insólito festival de Madagascar que desenterra cadáveres

Durante o Famadihana, os restos de antigos falecidos são levados para fora de suas criptas em um ambiente de alegria e celebração

Joseane Pereira Publicado em 25/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Familiares carregando um ente querido durante o festival - Getty Images
Familiares carregando um ente querido durante o festival - Getty Images

De sete em sete anos, os povos de Madagascar realizam um evento curioso: conhecido como Famadihana, o ritual realizado pela etnia Malgaxe tem como objetivo celebrar laços ancestrais de forma alegre e descontraída.

Durante a festa, túmulos familiares são abertos e os cadáveres, envoltos em panos brancos e em seguida carregados acima das cabeças dos participantes. Animais são sacrificados e a carne é distribuída aos convidados. Em seguida, anciãos explicam às crianças a importância do contato com os mortos.

Segundo a crença Malgaxe, até que o cadáver se decomponha por inteiro e restem apenas ossos, os mortos ainda podem se comunicar com os vivos. Portanto, é essencial que a presença deles seja celebrada com muito amor e alegria.

Os familiares durante o festival / Crédito: Getty Images

Nos dias atuais a realização do Famadihana acaba custando caro, pois envolve refeições e roupas novas para todos os convidados. As famílias também precisam economizar para a construção do túmulo coletivo, e, caso tenham condições de preparar um festival e não o façam, isso é considerado uma grave violação.

O agricultor de 55 anos Rakotonarivo Henri, que celebra o Famadihana com sua família há anos, costuma dançar com os restos de seu falecido avô. "É bom agradecer aos antepassados em pessoa, porque nós devemos-lhes tudo”, afirma ele. “Estou pedindo uma boa saúde e, claro, se eles poderiam me ajudar a acumular riquezas, o que é muito bom também", afirma Henri com alegria.


+Saiba mais sobre estes povos:

1. Famadihana on Fomalhaut IV (Edição Inglês), de Eric Brown (2015) - https://amzn.to/34RLf7X

2. Totenkult auf Madagaskar (Edição Germânica), de Lotte von Lignau (2004) - https://amzn.to/34TFiay

3. Celebrating Life Customs around the World: From Baby Showers to Funerals (Edição Inglês), de Victoria Williams (2016) - https://amzn.to/34RJg3A

4. Pratiques identitaires à Madagascar: Exemples du fanompoa be (bain de reliques royales) et du famadihana (Edição Francesa), de Elia Béatrice Assoumacou (2019) - https://amzn.to/2MtnYmu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.