Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Ivan Chisov, o soviético que sobreviveu a uma queda de 7 mil metros

Para sobreviver a um ataque durante a Segunda Guerra, Chisov teve que tomar uma decisão perigosa

Penélope Coelho Publicado em 27/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Ivan Chisov - Wikimedia Commons
Fotografia de Ivan Chisov - Wikimedia Commons

A Segunda Guerra Mundial foi um marco triste na história da humanidade, entretanto, esse período também ficou marcado de uma maneira diferente — e quase fatal — na vida de Ivan Chisov.

Nascido em 1916, o homem de origem ucraniana trabalhava como tenente pela União Soviética e viu sua vida passar diante de seus olhos, quando desesperado para sobreviver decidiu tomar uma atitude radical, mal sabia o homem que isso quase lhe custaria à vida.

O incidente

Em 1942, especificamente no mês de janeiro, Chisov estava em uma missão aérea quando percebeu que um ataque dos alemães estava prestes a acontecer. A atitude comum seria pular de paraquedas, para evitar a morte dentro do avião, foi isso que o soviético fez. Entretanto, para não ser atingido pelos nazistas enquanto saltava da aeronave, o homem tomou uma decisão arriscada.

Com medo de que seu paraquedas chamasse a atenção dos inimigos — de quem ele tentava fugir —, o tenente decidiu adiar a abertura do paraquedas para ganhar mais tempo, contudo, o resultado foi brutal.

Durante a queda livre Chisov acabou ficando inconsciente pela perda constante do ar. Como consequência, desmaiou antes de conseguir abrir seu paraquedas e caiu de uma altura de 7 mil metros.

Consequências

Mesmo depois de uma queda tão alta, ele sobreviveu. Por sorte, o soldado caiu em uma profunda camada de neve — o que ajudou a amortecer um pouco o impacto de seu corpo no chão. Entretanto, a "sorte" não impediu que o homem ficasse gravemente ferido.

Chisov machucou sua a coluna espinhal e quebrou a pélvis, entretanto, apesar da dor, isso pouco importou para o homem no momento em que ele percebeu que milagrosamente estava vivo.

A queda foi vista pela cavalaria do general Pavel Alexeyevich Belov. Seus homens foram correndo para o local onde o tenente estava, e ficaram espantados e surpresos quando encontraram o militar consciente, ainda com seu paraquedas fechado.

A vida depois do acidente

Carta da condecoração de faixa vermelha recebida pelo tenente / Crédito: Wikimedia Commons

Após passar por algumas cirurgias, a situação de Ivan foi dada como crítica pelos médicos. Porém, depois de se dedicar muito para sua recuperação, o soviético estava recuperado.

Como voar era mesmo sua paixão, três meses após quase ter perdido a vida em uma missão, o homem não parecia estar nenhum pouco intimidado com a possibilidade de voltar a voar. Ivan decidiu que era hora de recuperar o tempo perdido e voltar para sua posição, assim voltou a pilotar.

Por ter sobrevivido à queda e não ter abandonado o exército, o tenente foi condecorado com inúmeros prêmios, incluindo a ordem da faixa vermelha — conhecida como a primeira condecoração militar da União Soviética.

Depois de participar de mais de 70 missões de combate, o ucraniano foi enviado para se tornar um treinador para novos tenentes. Depois do fim da Guerra, decidiu se formar na academia militar e se tornou propagandista da Casa Central do Exército Soviético. Ivan Chisov faleceu em 1986, aos 70 anos, em Moscou.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W