Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Já imaginou ter um personagem histórico entre os seus antepassados?

Recentemente um teste de DNA confirmou a ancestralidade do bisneto do líder nativo-americano do século 19 Touro Sentado. Brasileiros também podem saber suas origens

Redação Publicado em 03/03/2022, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Touro Sentado, chefe indígena da etnia sioux hunkpapa - David F. Barry via Wikimedia Commons
Touro Sentado, chefe indígena da etnia sioux hunkpapa - David F. Barry via Wikimedia Commons

Ernie LaPointe, de 73 anos, nascido na Reserva Indígena Pine Ridge, na Dakota do Sul, teve o seu DNA comparado com uma mecha de cabelo degradada de Touro Sentado — e foi assim que os pesquisadores conseguiram confirmar seu parentesco

Touro Sentado foi um nativo americano que viveu entre os anos de 1831 e 1890, e tentou evitar que os colonizadores americanos tomassem as terras indígenas, movimentando três mil e quinhentos indígenas sioux e cheyenne contra o exército dos Estados Unidos. Touro Sentado ganhou muitas batalhas, mas, em 1881, seu povo foi forçado a se render. 

LaPointe afirmou ter parentesco com Touro Sentado pela família por parte de mãe. Para confirmar se os genomas indicavam essa relação de parentesco ou pelo menos de um lugar em comum, os cientistas compararam uma amostra de cabelo do líder indígena com o DNA do homem e de outros 13 membros da tribo Lakota Sioux.

Ernie LaPointe, bisneto de Touro Sentado/ Crédito: Shane Balkowitsch via Wikimedia Commons

O geneticista que liderou a pesquisa foi Eske Willerslev, da Universidade de Cambridge e do Centro de GeoGenética da Fundação Lundbeck, no Reino Unido. Ele afirmou que, com a pesquisa, eles têm 100% de certeza que LaPointe é bisneto de Touro Sentado.

A técnica de comparar o DNA também já é utilizada em testes genéticos disponíveis diretamente aos consumidores no Brasil — que são comparadas as variações características de cada pessoa com as variações de diferentes povos para chegar aos resultados. Essas variações são catalogadas em um extenso banco de dados. 

Essa é uma possibilidade do usuário experienciar a jornada histórica por meio do seu DNA, pois o teste analisa de 5 a 8 gerações atrás, o que equivale a mais ou menos 200 anos atrás; considerando uma média de 25 anos em cada geração, já que as gerações eram mais curtas.

Antepassados ligados à momentos decisivo para a história?

Na Europa, aproximadamente, 200 anos atrás nos leva a era das Revoluções Inglesa, Francesa e Industrial e época da colonização dos países africanos por parte dos europeus.

Época do líder político Oliver Cromwell, uma das principais figuras da Revolução Inglesa, Napoleão Bonaparte, líder militar francês que teve grande destaque na Revolução Francesa; assim como o político francês Maximilien de Robespierre, que é um dos grandes nomes do Iluminismo.

Além deles há James Watt, engenheiro responsável por aperfeiçoar a máquina a vapor, que resultou no aperfeiçoamento do capitalismo; e do inventor da lâmpada incandescente, Thomas Edison. Grandes figuras da Revolução Industrial.

Representação de Napoleão Bonaparte/ Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Entre 1880 e 1910, os países europeus, como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Alemanha, iniciaram a colonização do continente africano. Capítulo horrendo da história recente europeia, no qual 47 países se tornaram suas colônias.

Algumas personagens notórias do período são a rainha que liderou resistência aos portugueses em Angola, Njinga Mbandi; e o líder militar que confrontou impérios coloniais, Sayyid Muhammad Abdullah Hassan. Nomes menos conhecidos, uma vez que, de forma geral, os estudos no Brasil são eurocentrados, mas extremamente importantes na história.

Já no Brasil, 200 anos atrás nos remonta ao final do período do Império, Independência do Brasil e o triste período de escravidão. Desta época, podemos destacar a primeira imperatriz brasileira, Leopoldina, que foi uma das construtoras da independência do país, junto com Dom Pedro I, que declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

Outro grande herói nacional foi Tiradentes, dentista que participou de um dos principais movimentos de contestação do poder que a Coroa Portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia e que lutou até a morte pela liberdade. 

Pintura oficial do imperador/ Crédito: Wikimedia Commons

Muitos personagens foram essenciais para a abolição da escravatura no Brasil, por exemplo, Maria Firmina dos Reis, que foi a primeira escritora abolicionista; e Luís Gama, ex-escravo que se tornou advogado e ajudou a libertar muitas pessoas. Até mesmo Machado de Assis deve ser destacado nessa luta, já que mesmo sendo negro durante um sistema escravagista, conseguiu se tornar o maior escritor brasileiro. 

Temos muitos personagens históricos que sempre são lembrados quando falamos sobre nosso passado e o que nos trouxe até os dias atuais. Os nossos ancestrais são peças cruciais para entendermos quem somos hoje e eles merecem ser lembrados.

Já pensou em se sentir como Ernie e descobrir mais sobre a história de antepassados e se conectar com as suas origens? 

Com os testes genéticos, o usuário pode descobrir detalhes sobre a sua ancestralidade, além de conhecer mais sobre a cultura de cada povo que faz parte do seu DNA e as histórias da vinda deles para o Brasil. E ainda descobrirá como se conectar com a cultura dos seus antepassados aqui mesmo do nosso país. 

O meuDNA Origens é o teste mais completo do país. Ele consegue apresentar até 88 populações, e os resultados são os únicos focados 100% no público brasileiro, apresentando informações mais personalizadas e especiais. Tudo isso com apenas uma única amostra de saliva e em seis semanas, todos os resultados podem ser conferidos no site. Clique aqui!