Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Turismo

Não pise na grama: o centenário jardim turístico inglês onde as plantas podem matar

O passeio pelo The Alnwick Garden Poison precisa ser guiado para garantir que seus visitantes não cheirem, toquem ou provem as ervas fatais

Alana Sousa Publicado em 13/10/2020, às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O portão de entrada do jardim venenoso de Alnwick - Divulgação/ YouTube/ Great Big Story
O portão de entrada do jardim venenoso de Alnwick - Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

O jardim no Castelo de Alnwick, no condado de Nortúmbria, na Inglaterra, foi criado em 1750 por Hugh Percy, 1º Duque de Nortúmbria, e projetado pelo conceituado arquiteto Capability Brown, considerado o pai da jardinagem paisagista inglesa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o jardim foi utilizado como um meio de fornecimento de comida, parte da campanha “Dig for Victory” do país. Após o final da guerra, o local caiu em desuso e foi fechado oficialmente em 1950.

Já no final da década de 1990, o parque passou por uma grande reconstrução. O novo conceito foi pensado pela Duquesa de Nortúmbria, Jane Percy, e conta com diversas fontes de água, um centro para visitantes e ainda uma das maiores casas de árvore do mundo. A Duquesa consolidou o jardim como um das principais atrações turísticas da Inglaterra.

Planta do jardim venenoso de Alnwick / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

Pensando em como atrair mais turistas,  Jane Percy queria implantar uma peculiaridade no jardim. Surgiu então a ideia do “Jardim Venenoso”. O que logo se tornou a maior atratividade do local. A ideia ganhou vida após uma visita da Duquesa ao jardim venenoso de Medici, na Itália, como também uma visita ao sítio arqueológico do maior hospital da Escócia medieval.

Lá ela aprendeu sobre plantas como o meimendro, a cicuta e o ópio, que foram usadas para anestesiar pacientes. Isso aumentou seu interesse em criar um jardim de plantas inteiramente letais. Segundo Percy, os visitantes muitas vezes se surpreendem com o fato de plantas como sebes de loureiro serem altamente tóxicas.

O jardim foi aberto ao público como atração turística em 2005. Possui cerca de 100 tipos diferentes de plantas consideradas perigosas. Há ainda espécies de cogumelos, tabaco e cannabis.

Planta do jardim venenoso de Alnwick / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Great Big Story

O passeio pelo jardim venenoso é guiado por especialistas que explicam as diferentes propriedades das plantas e garantem que curiosos não desviem da trilha. Os visitantes ainda são proibidos de cheirar, tocar ou provar qualquer uma das ervas.

A sinalização no jardim é clara: os portões de entrada apresentam várias indicações de que o conteúdo espalhado pelas redondezas do castelo pode matar.

De acordo com o site do jardim venenoso de Alnwick, a atividade foi criada com o intuito de “conscientizar sobre os perigos de drogas nocivas e ilícitas”, uma maneira de educar as crianças sem que elas percebam.


+ Saiba mais sobre a Inglaterra através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os ingleses, de Peter Burke (2016) - https://amzn.to/3jWO8wq

Inglaterra, Escócia e País de Gales. Guia Visual, de vários autores (2017) - https://amzn.to/33SdF4g

História Concisa da Grã-Bretanha, de W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/2FpcIag

Inglaterra, Inglaterra, de Robert W. Barnes (2000) - https://amzn.to/3iPo5Gc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W