Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Jason Vukovich

Jason Vukovich: O homem que caçava agressores sexuais no Alasca

Por seus crimes, ‘O Vingador do Alasca’, como Jason Vukovich passou a ser chamado, foi condenado a 28 anos de prisão

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 28/03/2023, às 17h43 - Atualizado em 19/05/2023, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jason Vukovich durante julgamento - Reprodução/Video
Jason Vukovich durante julgamento - Reprodução/Video

Após uma audiência de dois dias, em fevereiro de 2018, o Tribunal Superior de Anchorage no Alasca, condenou Jason Vukovich a 28 anos de prisão — com cinco anos dessa pena podendo ser cumprida em liberdade condicional.

Mas o que Vukovich fez para ser preso? Dois anos antes, em 2016, Jason perseguiu, violentou e roubou três homens. Por conta de seus crimes, ele passou a ser conhecido como 'O Vingador do Alasca'

Afinal, as vítimas de Jason Vukovich tinham algo em comum: todos haviam sido indiciados pelo crime de pedofilia. O abuso de menores, aliás, era algo marcante na vida de Vukovich, visto que ele fora violentado por seu padrasto em sua infância

Infância roubada

Jason Vukovich nasceu em 25 de junho de 1975 na cidade norte-americana de Anchorage, no Alasca. Filho de mãe solo, Jason também foi criado em sua infância pelo seu padrasto: Larry Lee Fulton

Ao invés do homem se tornar seu guardião, porém, Larry foi seu agressor. “Meus pais eram cristãos dedicados e nos colocavam em todos os cultos disponíveis, duas ou três vezes da semana”, revelou Vukovich em carta escrita ao Anchorage Daily News. 

Então você pode imaginar o horror e a confusão que experimentei quando este homem que me adotou como filho começou a usar sessões de oração tarde da noite para me molestar”, continuou. 

Além dos abusos sexuais, relata o All That Interesting, Jason Vukovich também era alvo de constantes agressões físicas, sendo surrado pelo padrasto com cintos usados como chicotes ou até mesmo pedaços de madeira. 

Larry Lee Fulton acabou sendo acusado de abuso em segundo grau de menor em 1989, entretanto, jamais cumpriu pena na prisão e as autoridades nunca foram a casa da família para verificar como todos estavam depois que a denúncia surgiu. 

+ Aos 11 anos, Jody Plauché viu seu pai matar seu estuprador ao vivo pela TV;

Jason Vukovich foi vítima de abusos até completar 16 anos, quando decidiu fugir de casa junto de seu irmão Joel Fulton. Eles foram para Washington. Sem documentos ou recursos financeiros, Vukovich começou a praticar pequenos delitos para sobreviver

“[Tudo fazia parte de] minha autocompreensão silenciosa de que eu não valia nada. Era uma carta fora do baralho… Os traumas lançados em minha juventude jamais foram embora”, escreveu ainda ao jornal local. 

Após uma onda de delitos que se alastrou entre Washington, Oregon, Idaho, Montana e Califórnia, Jason voltou ao Alasca em 2008, por onde acumulou uma série de acusações criminais que envolvem roubo, posse de substâncias controladas e até mesmo agressão contra sua esposa (algo que ele nega veementemente).

Em 2016, porém, Vukovich deixou externar seu trauma de infância e foi em busca de vingança. Ao ler o registro público de criminosos sexuais do Alasca, decidiu que sairia em busca dos infratores. 

O Vingador do Alasca 

Em 2016, reporta o History, Jason Vukovich foi atrás de três homens cujos nomes estavam em listas de registros criminais. Com seus endereços em mãos, foi a caça de Charles Albee, Andrés Barbosa e Wesley Demarest. Os casos aconteceram em um intervalo de cinco dias.

Wesley Demarest, Andrés Barbosa e Charles Albee/ Crédito: Departamento de Polícia

O primeiro foi abordado logo pela manhã de 24 de junho. Albee, com 68 anos na época, foi jogado no chão de sua casa e recebeu ordens para se sentar em sua cama. Após ser agredido com vários tapas no rosto, Jason contou como lhe encontrou e revelou saber tudo sobre os crimes que ele cometeu. Logo em seguida, roubou alguns itens de valor e foi embora. 

Dois dias depois, o segundo alvo: Andrés Barbosa. Vukovich lhe abordou da mesma maneira, batendo em sua porta. A abordagem, porém, aconteceu às 4 horas da manhã. Ele ainda levou duas cúmplices ao local. 

O homem de 25 anos foi ameaçado com um martelo e foi agredido com um soco na cara. Segundo o All That Interesting, um boletim de ocorrência registrou que Jason afirmava estar lá para "cobrar o que Barbosa devia". Ele ainda pediu para as duas mulheres que o acompanhavam filmar a abordagem com o celular. Andrés também teve alguns pertences roubados, assim como seu caminhão

No último relato, Jason Vukovich foi mais violento. Para invadir a casa de Demarest, ele forçou a porta do imóvel para entrar. "Ele [Jason] me disse para deitar na cama e eu disse que 'não'", relembrou a vítima ao Anchorage Daily News. "Ele disse: 'fique de joelhos'. E eu disse ‘não'."

Jason, então, lhe deu um golpe no rosto com um martelo, o que deixou Wesley zonzo. "Sou um anjo vingador. Vou fazer justiça pelas pessoas que você machucou", recordou Demarest das falas de seu agressor. 

Vukovich também roubou itens de valor, incluindo um laptop. Desacordado em seu próprio sangue, pouco depois Wesley recobrou a consciência e conseguiu chamar a polícia, informando que seu agressor fugiu após roubar seu carro. 

O julgamento 

Jason Vukovich foi preso horas depois, sob 18 acusações, incluindo roubo, furto e agressão. Embora tenha se declarado inocente em um primeiro momento, acabou fazendo um acordo com a promotoria para revelar seus crimes. 

Conforme repercutido pelo Anchorage Daily News, o julgamento de Jason durou dois dias. Seu irmão mais velho, Joel Fulton, esteve presente no Tribunal Superior de Anchorage e relembrou o trauma que os dois viveram durante a infância: "Nunca vou ficar melhor — nunca"

Ember Tilton, advogado de defesa de Jason Vukovich, defendeu que seu cliente recebesse uma punição mais branda, alegando que Jason era um "anjo vingador" para as crianças maltratadas. Tilton alegou que ele continuara sofrendo as turbulências emocionais do passado, que foram resultados de uma infância de abuso físico e sexual

Jason Vukovich durante julgamento/ Crédito: Reprodução/Video

Entretanto, o promotor Patrick McKay declarou que não havia argumentos que defendessem as agressões cometidas por Jason. Principalmente contra Wesley Demarest, que teve o crânio fraturado e ficou com sequelas permanentes

"Temos sorte de não estarmos lidando com uma acusação de assassinato", disse McKay ao juiz. "As pessoas não podem fazer justiça com as próprias mãos só porque não gostam de um determinado grupo de pessoas ou de um determinado cidadão."

Desta forma, o juiz do Tribunal Superior, Erin Marston, proferiu sua sentença a Vukovich: 28 anos de prisão — cinco anos a menos que o máximo que ele poderia pegar. Jason também ganhou direito de responder cinco anos em liberdade condicional

Vigilantismo não é algo que aceitamos na América", disse Erin. "Não é algo que aceitamos nesta comunidade e é simplesmente algo que não será tolerado."

Os homens que Vukovich escolheu e atacou estavam cumprindo a lei, alegou o juiz. As vítimas da agressão passaram pelo sistema judicial, receberam suas sentenças e colocaram seus nomes no registro público de criminosos sexuais do Alasca, onde Vukovich encontrou seus endereços.

"Não era o propósito do registro permitir que as pessoas fizessem sua própria justiça", alegou. "O objetivo do registro era manter a comunidade segura."

As agressões, porém, não parariam em Demarest. Afinal, Jason carregava uma lista com o nome de nove alvos que planejava 'se vingar'. Todos eles envolvidos em crimes de abuso de menores. 

"Percebo agora que não tinha nada que agredir esses indivíduos ou fazer justiça com as próprias mãos", disse o homem que passou a ser conhecido como 'O Vingador do Alasca'.

Eu deveria ter procurado aconselhamento de saúde mental antes de explodir", concordou.

Por fim, embora o juiz Erin Marston tenha expressado simpatia pelas experiências traumáticas de infância de Jason Vukovich, ele disse que o homem era perigoso e "disposto a machucar as pessoas".