Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Joseph Kennedy Jr

Joseph Kennedy Jr: o Kennedy que morreu na Segunda Guerra Mundial

Aviador e oficial da marinha, ele foi o irmão mais velho de JFK

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 13/08/2022, às 09h00 - Atualizado em 21/08/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tenente e futuro presidente John F. Kennedy, à esquerda, e o alferes Joseph P. Kennedy Jr. à direita - Divulgação/Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy
Tenente e futuro presidente John F. Kennedy, à esquerda, e o alferes Joseph P. Kennedy Jr. à direita - Divulgação/Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy

Joseph Patrick "Joe" Kennedy Jr. foi um oficial da marinha dos Estados Unidos, que serviu inclusive como aviador e piloto durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era o filho mais velho de um total de nove irmãos, filhos do embaixador Joseph P. Kennedy e de sua esposa, Rose Fitzgerald — sendo assim, mais conhecido como o irmão mais velho do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

Após seu nascimento, no dia 25 de julho de 1915, grandes expectativas foram criadas em cima do garoto, que já tinha outros representantes políticos na família. Seu avô, o ex-prefeito de Boston, John Fitzgerald, chegou até mesmo a comentar em jornais na época que seu neto recém-nascido viria a se tornar o primeiro presidente católico dos Estados Unidos, como é informado pelo site estadunidense National Park Service.

Infância e juventude

Como primogênito da família, ainda jovem Joseph Kennedy chegou a adquirir grande senso de responsabilidade, o que era uma de suas características que mais viriam a chamar a atenção e fazia com que todos ao seu redor o admirassem grandemente. Dessa forma, era destaque em quesito acadêmico e atlético em sua escola, e também servia como coroinha na Igreja de St. Aidan — além de sempre defender sua família quando eram criticados pela herança irlandesa e fé católica.

Fotografia com todos os irmãos da família Kennedy quando crianças
Fotografia com todos os irmãos da família Kennedy quando crianças / Divulgação/Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy

Logo, para que fosse preparado para sua futura carreira política, conforme os planos da família, seus pais o enviaram à The Choate School (agora conhecida como Choate Rosemary Hall), uma prestigiosa escola preparatória em Wallingford, no Estado de Connecticut.

Eventualmente, o jovem Joe Kennedy Jr. foi admitido na Universidade de Harvard mas, antes de se matricular de fato, passou um ano estudando na London School of Economics, onde aprendeu teoria econômica e viajou pela Europa para ver como eram outros sistêmas econômicos na prática. Então, em 1934, entrou em Harvard e lá continuou sendo visto como um grande líder e inspirando aqueles ao seu redor.

Quando Joe se formou em 1938, juntou-se à família em Londres, onde seu pai servia como embaixador dos Estados Unidos na corte de St. James, na Grã-Bretanha. Lá ele começou sua própria carreira política e, em 1939, foi ao Parlamento Britânico para ouvir a declaração de guerra à Alemanha — que veio a ser a Segunda Guerra Mundial, que trouxe uma pausa nas aspirações políticas de Kennedy.

Serviço militar e Segunda Guerra Mundial

Antes de chegar a seu último ano da faculdade de direito de Harvard, Joseph Kennedy Jr. iniciou seu treinamento como oficial da marinha dos Estados Unidos — por vontade própria, indo em direção oposta ao que seus pais gostariam. Logo, em 1942, se tornou aviador naval e conquistou bastante respeito e prestígio, sendo considerado um comandante de avião de patrulha experiente e especialista em controle de rádio.

Fotografia de Joseph Patrick Kennedy Jr. tirada por volta de 1942
Fotografia de Joseph Patrick Kennedy Jr. tirada por volta de 1942 / Divulgação/Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy

Posteriormente ele veio a se oferecer para realizar missões mais perigosas durante a guerra. Então, em 1944 esteve presente na missão secreta de bombardeio chamada de 'Operação Afrodite', que consistia em sobrevoar uma região da França, sob bombardeio, para um local de lançamento de foguetes alemães, e então armar explosivos em seu avião e saltar de paraquedas antes que as bombas fossem detonadas.

Na noite de 12 de agosto daquele ano, Joe e seu co-piloto, o tenente Wilford John Willy, partiram para realizar a missão. Depois de preparados os dispositivos de detonação, Kennedy disse em mensagem de rádio o código de confirmação "spade flush", mas apenas dois minutos depois, antes que os dois homens pudesse se ejetar da aeronave, os explosivos inflamaram prematuramente e culminou na morte dos pilotos.

Notícia e homenagem

O futuro presidente John Kennedy — que também participava ativamente na guerra, na época — descobriu a morte de seu irmão mais velho enquanto ainda se recuperava de seus próprios ferimentos no Hospital Naval de Chelsea. No futuro, para homenagear Joseph, criou um livro memorial para sua família, intitulado de 'We Remember Joe'.

Seu sucesso mundano era tão certo e inevitável que sua morte parece ter cortado a ordem natural das coisas", escreve John F. Kennedy no livro, se referindo a seu irmão mais velho.

Joseph Patrick Kennedy Jr. ainda recebeu uma medalha póstuma por seu heroísmo durante a guerra, e em 1946 a marinha homenageou-o dando seu nome a um contratorpedeiro — este que também participou na Guerra da Coréia e da quarentena naval estadunidense de Cuba durante a crise dos mísseis de 1962. O navio de guerra foi desativado em 1973, e descansa em Fall River, Massachusetts, como parte do Museu Marítimo Battleship Cove.

Navio USS Joseph P. Kennedy Jr. no mar
Navio USS Joseph P. Kennedy Jr. no mar / Divulgação/Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.