Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

A mulher que conseguiu se libertar de um cativeiro pedindo uma pizza

Caso ocorrido em 2015 nos Estados Unidos surpreendeu os funcionários de uma pizzaria e as autoridades locais

Ingredi Brunato Publicado em 29/08/2023, às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do recibo do pedido de pizza - Divulgação/ WFLA
Fotografia do recibo do pedido de pizza - Divulgação/ WFLA

Em maio de 2015, uma mulher do estado norte-americano da Flórida acabou em uma situação de perigo quando, após uma discussão com seu namorado da época, ele decidiu impedir ela e seus três filhos pequenos de saírem de casa. 

Além de estarem em cativeiro, eles ainda eram proibidos de usar celulares, de forma que não tinham como se comunicar com o mundo exterior. Para conseguir libertar a si e aos filhos, Cheryl Treadway pediu ajuda através de um local inusitado: o aplicativo do PizzaHut.

Raciocínio rápido

Tela de aplicativo da PizzaHut da época / Crédito: Divulgação/ WFLA

Após conseguir permissão do parceiro abusivo para pedir uma pizza, a mulher acrescentou, ao seu pedido, duas mensagens de socorro.

Segundo repercutiu o DailyMail na época, a primeira dizia "Por favor, me ajude. Chame o 911 para mim". O número, vale mencionar, é usado para contatar o serviço de emergências dos Estados Unidos. A segunda, por sua vez, reforçava a mensagem com algumas palavras-chave: "911 cativeiro ajuda!".

Ainda de acordo com o veículo, Ethan Earl Nickerson, o namorado em questão, estava afiando uma faca na frente do grupo antes da chegada do socorro. 

Quando as autoridades chegaram ao endereço informado no aplicativo do PizzaHut, quem atendeu a porta foi Cheryl, que estava com o seu filho mais novo no colo. Ela foi imediatamente retirada da residência pelos policiais.

O resgate das outras duas crianças, infelizmente, não foi tão fácil, apenas ocorrendo após cerca de 20 minutos de negociações dos oficiais com Ethan, que a princípio se recusou a sair da casa, dizendo que não queria ir para a prisão, conforme repercutiu o DailyMail.

Um detalhe importante é que todas as vítimas do rapto saíram fisicamente ilesas. Já o perpetrador foi preso em flagrante e indiciado por sequestro, cativeiro, ataque à mão armada sem intenção de matar e obstrução de Justiça.

Uma informação de relevância, aliás, é que o estadunidense já possuía uma ficha criminal na época, já tendo sido preso em diversas ocasiões desde 2007 por crimes como agressão, dano à prioridade alheia, furto de veículo, violência doméstica e outros.

Vale apontar ainda que os oficiais envolvidos na condução do caso acreditam que Ethan Nickerson estava sob efeito de metanfetamina durante o episódio.

Montagem mostrando Cheryl e Ethan / Crédito: Divulgação/Redes Sociais 

Reações surpresas 

Candy Hamilton, a gerente da unidade do PizzaHut que recebeu o pedido de ajuda de Cheryl Treadway, falou em entrevista à estação televisiva WFLA a respeito da natureza única do caso:

Nós nunca vimos isso antes. Eu já estou aqui há 28 anos e nunca, nunca havia visto nada como isso antes", afirmou ela.

A polícia da Flórida, por sua vez, elogiou a mãe norte-americana devido à sua criatividade e raciocínio rápido, que conseguiram libertar ela e seus filhos do cativeiro antes que algo pior lhes acontecesse.