Matérias » Hollywood

Na lista de indesejados: por onde anda o astro Jean-Claude Van Damme?

O ator, que atualmente tem 60 anos, estrelou grandes filmes na década de 1980 e 1990 e ficou por muito tempo longe dos holofotes, saiba o motivo

Penélope Coelho Publicado em 22/10/2020, às 15h48 - Atualizado às 15h49

Jean-Claude Van Damme no filme Street Fighter
Jean-Claude Van Damme no filme Street Fighter - Divulgação

O ator belga Jean Claude Van Dammemarcou gerações por seus papéis importantes em filmes de ação que ficaram muito conhecidos principalmente por envolverem as artes marciais. Nascido em 18 de outubro de 1960, o intérprete se consolidou no filme O Grande Dragão Branco (1980), um longa considerado até hoje como um dos maiores sucessos de sua carreira.

Além de estrelar outras grandes produções do mesmo gênero como, Kickboxer (1989); Leão Branco – O Lutador sem Lei (1990); Soldado Universal (1992); O alvo (1993) e Street Fighter (1994), Van Damme foi um verdadeiro sucesso nas décadas de 1980 e 1990, porém, com o passar dos anos suas participações em filmes ficaram cada vez mais escassas.

Mas, afinal de contas, o que aconteceu com o astro?

Jean-Claude Van Damme em 1993 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Outro caminho

Sabe-se que depois de alcançar tanta fama e sucesso, Jean preferiu seguir uma vida um pouco mais tranquila e longe dos holofotes, mas, esse não foi o único motivo de seu sumiço das telonas.

De acordo com o próprio ator, ele está em uma 'lista de indesejados' de Hollywood. Em entrevista ao jornal The Guardian realizada em 2020, Van Damme afirmou que os grandes estúdios de cinema recursaram contratá-lo novamente após um pedido do ator.

O astro comentou que pediu para receber o mesmo que estrelas como Jim Carrey recebiam na época, o que acabou não acontecendo. Segundo revelado pelo intérprete, ele declinou alguns convites de grandes estúdios de cinema na espera de uma oportunidade melhor, todavia, não obteve sucesso.

Nos últimos anos, entretanto, o ator realizou algumas participações de dublagem em animações famosas como Kung Fu Panda 2 (2011), além de fazer parte de alguns filmes, entre eles, Os Mercenários 2 (2012).

Fotografia de Van Damme em 2007 / Crédito:  Wikimedia Commons

 

Van Damme ainda fez comerciais de TV e virou meme na internet após participações no programa de televisão Saturday Night Live. O homem também aproveitou do sucesso de seus filmes antigos para realizar sátiras e até mesmo remakes das filmagens icônicas.

Além dessas pequenas participações, o belga continua se dedicando ao esporte e aos exercícios físicos. O artista afirmou que se exercita pelo menos cinco vezes por semana para manter a forma. Algumas vezes, o homem chega a compartilhar fotos de seu treino em suas redes sociais, gerando comentários de seus seguidores.

O esporte e a musculação sempre estiveram presentes na vida de Jean Claude, o que foi fundamental no desenvolvimento de sua carreira nos filmes de ação. Aos 10 anos o ator começou a participar da equipe belga de karatê e aos 18 anos foi eleito o Mr. Belgium Bodybuilding, em 1978.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

☀️ Wishing you a great Sunday! #JeanClaudeVanDamme #VanDamme #MusclesFromBrussels #JCVDworld #JCVD

Uma publicação compartilhada por Jean-Claude Van Damme (@jcvd) em

 

Possível recomeço

Atualmente, o intérprete está envolvido em uma nova produção na Netflix. A empresa percebeu que Morte Súbita (1995), filme icônico de Van Damme, se tornou um dos filmes mais vistos na plataforma de streaming durante um longo período.

Pensando nisso, Jean foi contratado para estrelar o filme The Last Mercenary, que tem previsão de estreia para 2021. A oportunidade de ouro que o ator tanto esperou pode ter começado agora, no auge de seus 60 anos, agora só nos resta esperar para saber.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W