Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Amor para além da vida: Conheça a história dos 'túmulos de mãos dadas'

Datadas do século 19, as lápides contam o emocionante desfecho de um romance que nem mesmo a morte pôde separar

Giovanna de Matteo / Atualizado por Pamela Malva Publicado em 26/09/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Túmulos de 'mãos dadas' unem casal após a morte, em cemitério na Holanda - Frank Janssen/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Túmulos de 'mãos dadas' unem casal após a morte, em cemitério na Holanda - Frank Janssen/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em meados do século 19, cada religião ocupava um diferente terreno sagrado do cemitério de Roermond, na Holanda. Separados por altos muros, um setor guardava os restos de protestantes, enquanto o outro garantia o descanso dos católicos.

A persistência de um casal, contudo, superou até mesmo os limites da vida e da fé para que ambos pudessem permanecer juntos após a morte. De um lado, Josephina Caroline Petronella Hubertine van Aefferden, de 68 anos, cresceu em uma família católica. Do outro, Jacob Werner Constantin van Gorcum, 71, era protestante.

Infelizmente, a diferença de fé, que não lhes foi um obstáculo durante os 38 anos em que viveram juntos, finalmente viria à tona na hora de suas mortes.

Em 1880, quando Jacob faleceu, o militar foi sepultado ao lado do muro que divide as áreas das duas religiões no cemitério. Anos mais tarde, em 1888, Josephina exigiu que um túmulo fosse comprado no setor católico, em uma área muito próxima à de seu marido — ambos separados apenas por um muro de tijolos.

Sua lápide, então, foi construída de maneira idêntica à do companheiro. Os monumentos dos dois ultrapassaram a altura do paredão. No topo, sobre o muro, foram colocadas duas mãos dadas, que uniram os dois túmulos, apesar de sua separação terrena.

Depois disso, o cemitério virou atração turística na cidade. Até hoje a construção encanta e emociona os visitantes, que interpretam o monumento como prova de um amor que nem a religião e nem a morte conseguiram separar.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, de Thomas E. Woods Jr (2017) - https://amzn.to/2ya3872

Cartas à igreja, de Francis Chan (2019) - https://amzn.to/3b1iBFk

Box Heróis da Igreja, de Al Truesdale (2020) - https://amzn.to/3cdOQ4l

O livro das religiões, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3c2VJFe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W