Matérias » Curiosidades

Nem a morte separou: a curiosa história dos túmulos 'de mãos dadas'

A narrativa emocionante revelou um romance que nem a morte e nem a religião puderam separar

Giovanna de Matteo Publicado em 08/10/2020, às 10h16

Túmulos de 'mãos dadas' unem casal após a morte, em cemitério na Holanda
Túmulos de 'mãos dadas' unem casal após a morte, em cemitério na Holanda - Frank Janssen/Creative Commons

Um casal, moradores da cidade holandesa de Roermond no século 19, ultrapassou os limites da vida e da religião, através da força de seu romance e compromisso.

A dupla - ela, católica, e ele, protestante, - teve que passar por vários dilemas durante a vida, entretanto, nem imaginavam que a maior dificuldade aconteceria depois da morte.

A diferença de fé, que não foi um obstáculo durante os 38 anos que viveram juntos, viria à tona na hora da morte. No cemitério local, cada religião ocupava um terreno sagrado e espaço especial. Desse modo, protestantes eram impedidos de serem enterrados junto com católicos. 

Assim, o militar J.W.C. van Gorcum faleceu em 1880, e foi sepultado ao lado do muro que divide as áreas das duas religiões. Após o acontecimento, em 1888, a esposa J.C.P.H. van Aefferden, pediu a compra de um túmulo na área católica, que ficava muito próxima a de seu marido, apenas separada pelo muro.

Sua lápide foi construída de maneira idêntica à de seu companheiro. Os monumentos dos dois ultrapassaram a altura do paredão. No topo, entre o muro, foram colocadas duas mãos dadas, que uniu os dois túmulos, apesar de sua separação terrena.

Depois disso, o cemitério virou atração turística na cidade. Até hoje a construção encanta e emociona os visitantes, que interpretam o monumento como prova de um amor que nem a religião e nem a morte conseguiram separar.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, de Thomas E. Woods Jr (2017) - https://amzn.to/2ya3872

Cartas à igreja, de Francis Chan (2019) - https://amzn.to/3b1iBFk

Box Heróis da Igreja, de Al Truesdale (2020) - https://amzn.to/3cdOQ4l

O livro das religiões, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3c2VJFe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W