Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

O artista que vendeu uma escultura invisível

Em 2021, o artista italiano vendeu uma curiosa obra "imaterial" e "invisível"

Éric Moreira Publicado em 16/04/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O artista italiano Salvatore Garau - Reprodução/Instagram @salvatore_garau
O artista italiano Salvatore Garau - Reprodução/Instagram @salvatore_garau

Para muitos, o conceito de Arte é consideravelmente difícil de ser definido, uma vez que consiste na expressão humana por meio de técnicas — que podem ser as mais variadas, passando por livros, filmes, música, esculturas, teatro, entre outros — que criam obras com algum valor estético ou emocional. Esse ponto do valor emocional, mais especificamente, é o que causa dor de cabeça, afinal, nem todas as pessoas sentem as mesmas coisas, das mesmas maneiras.

É justamente essa liberdade criativa possibilitada pela arte que faz com que, ocasionalmente, surja alguma mente inovadora e pioneira que surpreenda o mundo com uma produção no mínimo inesperada. E esse é o caso do italiano Salvatore Garau que, em 2021, faturou uma bolada ao vender uma de suas esculturas; só tem um pequeno detalhe: ela é invisível.

Io Sono

A curiosa escultura de Garau, intitulada 'Io Sono' ('Eu Sou', em tradução literal do italiano para o português) foi vendida, na ocasião mencionada, por um valor total de US$ 18.300 — mais de R$ 90 mil, na cotação atual —, no Art-Rite de Milão.

Apesar de ter alguém disposto a comprá-la, o renomado artista italiano ainda foi alvo de críticas no evento, não só devido ao valor exorbitante de sua obra, como também pelo fato de ela ser um "nada". Ele, porém, discorda da afirmação: em vez de um "nada", afirmava se tratar de um "vácuo", de acordo com o portal Splash, do UOL.

O vácuo nada mais é do que um espaço repleto de energia, e mesmo se nós o esvaziarmos e não tiver mais nada lá, de acordo com o princípio da incerteza de Heisenberg, esse 'nada' tem um peso", explicou o artista em declaração reproduzida pela Newsweek na época. "Dessa forma, ela possui energia que é condensada e transformada em partículas, isso é, em nós."

Além do mais, é importante pontuar que o comprador, no caso, só levaria para casa um certificado de aquisição da obra, e uma indicação de que ela deve ficar em um espaço próprio de 1,5m por 1,5m.

Outras obras?

Embora 'Io Sono' tenha sido a primeira escultura imaterial que Salvatore Garau conseguira vender, não foi a primeira que ele produziu. Em seu Instagram, também em 2021, ele publicou um vídeo em que é possível "ver" uma outra obra desse mesmo estilo, intitulada 'Buda em Contemplação'. No caso, o que se vê de fato é apenas um pequeno espaço demarcado no chão