Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Diário de Uma Paixão'

O curioso fato que marcou os bastidores de ‘Diário de Uma Paixão’

O filme de romance é um dos mais aclamados do gênero, mas uma situação embaraçosa se tornou um desafio para o diretor

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/05/2023, às 18h00 - Atualizado em 14/09/2023, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Diário de Uma Paixão' - Divulgação / Playarte Pictures
Cena do filme 'Diário de Uma Paixão' - Divulgação / Playarte Pictures

O filme ‘Diário de Uma Paixão’, de 2004, inspirado no livro de romance de um dos maiores autores do gênero, Nicholas Sparks, é considerado um clássico dos filmes clichês de romance e é adorado por muitos ao redor do mundo.

No filme icônico, que se passa em uma clínica para idosos, um dos internos que está bem de saúde lê para outra interna que está em um quadro de saúde mais grave. A história lida por ele é Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens que viveram na década de 1940 e se apaixonaram após se conhecerem em um parque de diversões.

No entanto, o casal foi separado pelo pai de Allie, que não aprovou o namoro devido à posição social do rapaz. Para os separar, os pais da jovem a mandar para longe, mas Noah escreve cartas à amada todos os dias, que infelizmente não chegaram até ela devido à interceptação da mãe.

Casal protagonista do longa 'Diário de Uma Paixão' - Crédito: Divulgação / Playarte Pictures

Encontro de amor

Depois de muitos anos separados, um acaba desistindo do outro, o que faz com que Allie fica noiva de um oficial charmoso, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Mas o destino faz com que o casal inicial se reencontre muito tempo depois, de forma emocionante.

Com isso, a jovem moça se vê no meio de um triângulo amoroso e precisa decidir entre o noivo e seu primeiro amor — já que seu amor por Noah nunca morreu. O longa, dirigido por Nick Cassavetes, é um clássico, que se tornou um sucesso de público e de crítica.

Relação conturbada

O casal queridinho do filme, Allie e Noah teve uma ótima química em frente as telas, o que rendeu um relacionamento entre Rachel MacAdams e Ryan Gosling durante as filmagens, e permaneceram juntos por mais de três anos, se tornando um dos casais queridinhos de Hollywood.

Rachel MacAdams e Ryan Gosling em cena do filme dde romance - Crédito: Divulgação / Playarte Pictures

Mas o que é curioso desse casal é que nem tudo foi flores no início do relacionamento dos dois, inclusive a relação de trabalho, principalmente porque no início, ambos os atores se odiavam. Segundo o The Wrape, em uma entrevista dada ao VH1, em 2014, o diretor da produção explicou que os dois não se suportavam na época das gravações.

“Eles realmente não estavam se dando bem um dia no set. Realmente não. E Ryan veio até mim, e havia 150 pessoas em pé nessa grande cena, e ele disse: 'Nick, venha aqui'”, revelou Cassavetes. “E ele está fazendo uma cena com Rachel e diz: 'Você poderia tirá-la daqui e trazer outra atriz para ler comigo fora das câmeras?' Eu disse o quê?' Ele diz: 'Não posso. Eu não posso fazer isso com ela. Eu simplesmente não estou ganhando nada com isso.'”

Poder de persuasão

Ryan Gosling, segundo o portal The Wrap, não conseguia nem mesmo fingir uma química com Rachel. Mas isso não transpareceu no filme, já que o casal possui uma sintonia muito forte, ao menos aos olhos de quem está somente acompanhando a trama, sem saber de nenhum detalhe da relação.

Na entrevista, Nick Cassavetes explicou como convenceu os dois a trabalharem juntos: “Entramos em uma sala com um produtor; eles começaram a gritar e berrar um com o outro”.

Eu saí. Nesse ponto eu estava fumando cigarros. Eu fumei um cigarro e todo mundo disse, 'Tudo bem, vamos fazer isso'. E melhorou depois disso, sabe? Eles discutiram ... Acho que Ryan a respeitava por defender seu personagem e Rachel ficou feliz em deixar isso claro”. “O resto do filme não foi tranquilo, mas foi mais tranquilo”, acrescentou.

Apesar da relação difícil dos dois, o namoro de McAdams e Gosling durou anos, então, provavelmente, essa possa ter sido uma decisão importante do diretor, tanto para o futuro da produção e o destino dos personagens quanto para a vida pessoal dos atores.