Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Gladiador

'Gladiador': 5 coisas que o filme acertou ou errou historicamente

Clássico do ano 2000 dirigido por Ridley Scott se passa durante o Império Romano, mas tem detalhes diferentes da realidade

Éric Moreira Publicado em 30/04/2023, às 10h00 - Atualizado em 31/08/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Gladiador', premiado filme do ano 2000, dirigido por Ridley Scott - Reprodução/DreamWorks SKG
Cena de 'Gladiador', premiado filme do ano 2000, dirigido por Ridley Scott - Reprodução/DreamWorks SKG

Em 2000, o nome do diretor cinematográfico Ridley Scott se encontrou em alta após o lançamento de 'Gladiador', filme estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix e Oliver Reed que se passa em pleno Império Romano. Amplamente elogiado tecnicamente, o filme foi indicado em 12 categorias do Oscar, vencendo em cinco delas, incluindo Melhor Filme.

De acordo com a sinopse, "Maximus [Russell Crowe] é um poderoso general romano, amado pelo povo e pelo imperador Marco Aurélio [Richard Harris]. Antes de sua morte, o Imperador desperta a ira de seu filho Commodus [Joaquin Phoenix] ao tornar pública a sua predileção em deixar o trono para Maximus. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego, e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança".

No entanto, embora extremamente elogiado, o longa não escapa de pequenos anacronismos e erros históricos em sua produção. Visto isso, confira a seguir cinco erros ou acertos históricos de 'Gladiador':

1. Polegares

Os gladiadores romanos eram homens colocados em duras batalhas até a morte, apenas como espetáculo para o público e o imperador. No filme de Ridley Scott, uma das maneiras como é representado o contentamento (ou não) do imperador, Commodus, é por um simples gesto com o polegar — se apontado para cima, o guerreiro sobrevive; para baixo, será morto.

Como explica o site Screen Rant, há pouca ou mesmo nenhuma evidência de que tal gesto era utilizado, de fato. A crença de que os polegares decidiam o destino dos guerreiros surgiu de uma pintura de gladiadores feita por Jean-Léon Gérôme, chamada 'Pollice Verso', que mostra o público usando o sinal negativo para pedir a morte do derrotado.

'Pollice Verso', de Jean-Léon Gérôme
'Pollice Verso', de Jean-Léon Gérôme / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

2. Status social

Em 'Gladiador', também é possível notar como os gladiadores possuíam certo glamour em sua vida, sugerindo que os melhores guerreiros detinham de um status social de destaque naquele contexto, sendo quase equivalentes a celebridades.

De fato, o tratamento sobre esses homens era diferente entre os romanos. Porém, em vez de serem considerados estrelas honradas, eram vistos como inferiores naquela sociedade. Isso porque muitos deles eram escravizados, guerreiros de outras nações dominadas, que só estavam lá com o propósito de entreter o público, matando ou morrendo.

Russel Crowe em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/DreamWorks SKG

3. Existência de Maximus

Com certeza um dos destaques do filme é a atuação de Russell Crowe como o gladiador e protagonista Maximus, que inclusive lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator. No entanto, por mais que a história desse guerreiro seja bastante eficaz e envolvente, o personagem não existiu, de fato.

O personagem se trata, única e exclusivamente, de uma criação de Ridley Scott e sua equipe de roteiristas — David Franzoni, John Logan e William Nicholson —, sem qualquer menção ou possível inspiração em uma pessoa real. Por outro lado, o personagem de Joaquin Phoenix, Commodus, é inspirado no antigo imperador de mesmo nome, que governou de 180 a 192.

Personagem Maximus, interpretado por Russell Crowe, em 'Gladiador' (2000)
Personagem Maximus, interpretado por Russell Crowe, em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/DreamWorks SKG

4. Personalidade de Maximus

Embora Maximus seja, de fato, um personagem fictício, criado unicamente para dar sentido à história narrada, não é possível negar que sua personalidade e outras características estavam muito bem enquadradas no contexto histórico romano. 

Uma antiga lenda romana que pode ser mencionada, e um bom paralelo ao personagem de Crowe, é de quando o Senado abordou o fazendeiro Lucius Quinctius Cincinnatus, pedindo-lhe que subjugasse uma força hostil que se aproximava. Então, após quinze dias, retornou da missão com sucesso e voltou à sua modesta vida agrícola — da mesma forma como Maximus anseia apenas uma vida simples, em vez de tomar o poder de Roma para si.

Quadro retratando trecho da lenda de Lucius Quinctius Cincinnatus
Quadro retratando trecho da lenda de Lucius Quinctius Cincinnatus / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

5. Mortes dos imperadores

Entre os personagens de 'Gladiador' inspirados em pessoas reais, estão os imperadores Marco Aurélio e Commodus, ambos que tiveram um final trágico ao longo do filme. No entanto, nenhuma das mortes ocorreu exatamente como retratado no filme de Ridley Scott.

Marco Aurélio foi um dos maiores e mais importantes imperadores de Roma, sendo o último dos "cinco bons imperadores" da dinastia Nerva-Antonina. No filme, ele é morto pelas mãos de seu próprio filho, sufocado. Na vida real, este imperador morreu de causas naturais.

Commodus teve um destino bem menos extravagante que o retratado no filme. Enquanto no longa ele morre pelas mãos de Maximus, em uma batalha no Coliseu, na vida real ele foi assassinado durante o banho pelo gladiador Narciso, que teria sido subornado em uma conspiração para substituir o imperador.

Cena da morte de Commodus em 'Gladiador' (2000)
Cena da morte de Commodus em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/DreamWorks SKG