Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Multa

O homem que recebeu uma multa de trânsito de 1,4 milhão de dólares nos EUA

Ele chegou a ligar para as autoridades a fim de verificar se era um erro de digitação; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 17/10/2023, às 17h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ nakaridore
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ nakaridore

No último dia 2 de setembro, Connor Cato, um morador do estado norte-americano da Georgia, nos EUA, foi parado no trânsito após ser flagrado dirigindo acima da velocidade permitida em uma rodovia, enquanto voltava para casa após o trabalho. 

A estrada estabelecia um limite de 55 milhas por hora, que pode ser convertido para 88 quilômetros por hora. O estadunidense, por sua vez, conduzia o veículo a 90 milhas por hora, que equivale a 144 km/h. 

Embora o homem tenha admitido que cometeu uma infração de trânsito, e, como resultado, esperava que seria obrigado a pagar uma quantia alta, o valor do qual foi informado chocaria qualquer um: sua multa de excesso de velocidade é de 1,4 milhão de dólares. 

Como Connor acessou o documento mediante um aplicativo, portanto, no formato digital, pensou que poderia se tratar de algum erro de digitação. Após ligar para as autoridades, no entanto, ouviu que a cifra estava correta.

'US$ 1,4 milhão', a senhora me disse ao telefone. Eu disse: 'Isso pode ser um erro de digitação' e ela disse: 'Não, senhor, ou você paga o valor da multa ou vai ao tribunal no dia 21 de dezembro às 13h30'", explicou ele em entrevista à estação televisiva WSAV.
Captura de tela mostrando o bilhete eletrônico enviado ao homem / Crédito: Divulgação/ Connor Cato

Preenchimento automático 

Segundo apontado ao portal USA Today por Joshua Peacock, um porta-voz da cidade de Savannah — local no qual ele passava antes de ser parado — a explicação por trás da quantia estratosférica tem a ver com os softwares utilizados pelo local.

O valor milionário, por sua vez, não seria uma multa, e sim um "placeholder", um termo em inglês que pode ser traduzido grosseiramente como "reserva de lugar". 

O saldo refletido na citação eletrônica é uma reserva de lugar, não uma multa. O valor para uma multa por excesso de velocidade só pode ser definida por um juiz no comparecimento ao tribunal e não pode exceder US$ 1.000, mais os custos exigidos pelo estado", disse Peacock

De acordo com a legislação de Savannah, os motoristas que são flagrados dirigindo mais que 56 quilômetros por hora acima do limite estipulado em uma determinada rodovia são obrigados a comparecer a uma audiência perante juiz. 

Como os 'super aceleradores' são obrigados a ir a tribunal, o software coloca automaticamente um valor base de $ 999.999,99 mais os custos obrigatórios do estado", acrescentou o representante. 

Joshua Peacock ainda destacou que essa tática não foi adotada pela cidade na intenção de "forçar ou assustar as pessoas a irem ao tribunal", e garantiu que a linguagem utilizada nesses bilhetes eletrônicos será revisada a fim de "evitar confusões futuras".