Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

O livro que foi devolvido à biblioteca dos EUA 96 anos depois

Biblioteca Pública de Santa Helena, na Califórnia, recebeu a devolução de um livro 96 anos depois

Redação Publicado em 23/05/2023, às 10h06 - Atualizado em 01/06/2023, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens da obra que foi devolvida 96 anos depois - Reprodução/Biblioteca Pública de Santa Helena
Imagens da obra que foi devolvida 96 anos depois - Reprodução/Biblioteca Pública de Santa Helena

Um episódio curioso ganhou vida na Biblioteca Pública de Santa Helena, localizada na Califórnia, Estados Unidos. Na ocasião, um livro emprestado em 1927 fora devolvido 96 anos depois, como repercutido pela CBS News.

[Colocar ALT]
Registro do livro que foi devolvido /Crédito: Reprodução/Biblioteca Pública de Santa Helena

A obra em questão se chama 'A History Of the United States' ('Uma História dos Estados Unidos', sem tradução oficial). Emprestado no ano de 1927, a pessoa em questão deveria devolver o livro em duas semanas, no entanto, o ato só ocorreu 96 anos depois.

Embora muitos se perguntem sobre a identidade de quem protagonizou o episódio curioso, a reportagem explica que o livro foi devolvido por um homem que não se identificou e nem deu informações sobre a pessoa que levou o levou para casa em 1927.

"Isso é incrível! Há 96 anos alguém tirou este livro de nossa biblioteca. Isso só mostra que nunca é tarde demais para se devolver um livro da biblioteca", celebrou a Biblioteca Pública de Santa Helena no Instagram. 

Exposto

Uma curiosidade a respeito do episódio é que, se um livro não é devolvido a instituição no prazo determinado, é cobrada uma multa estabelecida em cinco centavos. Levando em conta que o título foi devolvido depois de 96 anos, a pessoa em questão teria que pagar R$ 8,4 mil. 

A Biblioteca Pública de Santa Helena vibrou com a devolução a ponto de deixar o livro exposto logo na entrada do local, sendo protegido por um vidro. Vale destacar que, após tantos anos, o título apresenta páginas amareladas e também descosturadas.